Respostas
O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunitário do organismo, proporcionando defesa contra as infecções e outros tipos de doenças, nomeadamente o cancro.
Um líquido transparente designado linfa circula através dos vasos linfáticos, transportando linfócitos (glóbulos brancos) para todo o organismo.
Os vasos linfáticos passam através dos gânglios linfáticos. Estes gânglios linfáticos contêm um grande número de linfócitos e actuam como filtros, capturando organismos infecciosos, tais como as bactérias e os vírus.
Os gânglios linfáticos tendem a agrupar-se em várias partes do corpo como por exemplo, nas axilas, no pescoço e nas virilhas.
Quando uma região do organismo está infectada ou inflamada, os gânglios linfáticos mais próximos aumentam de tamanho e tornam-se mais sensíveis. É o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa tem a garganta inflamada e os gânglios do pescoço incham. O líquido linfático é drenado da garganta para os gânglios linfáticos do pescoço, onde o organismo infeccioso pode ser destruído e impedido de se disseminar para outras partes do organismo.