Respostas
A importância do mapa para nós se apresenta em vários aspectos, que vão desde a indicação de localidades até a medição de distâncias.
A primeira grande importância dos mapas é, sem dúvidas, a localização. Por meio deles, podemos encontrar qualquer ponto da superfície terrestre e deslocar-nos até ele. É claro que são necessários mapas especificamente voltados para esse intuito, mas as ferramentas tecnológicas atuais, como o GPS, vêm facilitando esse processo.
Outra importante função dos mapas é fornecer informações específicas sobre uma determinada localidade em uma perspectiva espacial. Assim, quando observamos um mapa com as regiões de uma cidade separadas conforme a renda, temos uma importante informação sendo descrita de maneira muito mais fácil e simples do que uma descrição textual. Portanto, além de comunicar, os mapas também ilustram e facilitam a observação de determinados fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.
Além disso, os mapas são bastante empregados para a medição de distância entre dois pontos. Isso ocorre com a utilização da escala cartográfica, que indica a relação matemática entre a área real e a sua representação em forma de mapa. Assim, um mapa com escala de 1:10000 (um para dez mil), por exemplo, indicará uma rua de 400 m em quatro centímetros, sendo possível medir a sua distância facilmente.
Os mapas, portanto, são bastante importantes para nós, mas desde que saibamos utilizá-los. Isso significa que devemos conhecer os seus principais elementos, como a escala, as legendas, as projeções cartográficas, entre inúmeros outros quesitos. A área do conhecimento que cuida da elaboração e estudo dos mapas é a cartografia.