(Prova Técnico de Segurança do Trabalho – Eletrobras – 2016 – adaptado): Em um processo de manutenção de torre de transmissão de energia, não rotineiro ou não habitual, ocorreu a instalação de torres autoportantes de suspensão, ocorreram três acidentes fatais. Os três trabalhadores possuíam 15 dias de tempo na função e estavam com os mosquetões dos talabartes do cinto de segurança tipo paraquedista fixados à estrutura do pé da torre. Eles caíram juntamente com a estrutura. Vieram a falecer devido ao impacto da queda. O relatório de análise de acidentes e incidentes da empresa apontava as seguintes causas do acidente: a colocação de um único parafuso de fixação pode ter causado estresse de cisalhamento, a força não foi distribuída ao longo da peça e uma ruptura ocorreu no local de menor resistência. Os fatores principais que contribuíram para a ocorrência do acidente foram: falta de coordenação entre membros de uma mesma equipe, procedimento de trabalho inexistente, omissão e ausência de treinamento, falta de experiência, falta de detecção e antecipação de risco e perigo. De acordo com o texto: I. O principal fator que contribuiu para o ocorrido foi a falta de experiência dos três trabalhadores, uma vez que estavam na função há apenas 15 dias. II. Houve mais de uma causa do acidente detectada por meio do relatório de análises de acidentes. III. Os três trabalhadores não utilizam os procedimentos de trabalho adequadamente. IV. Uma das maneiras de se evitar que o acidente ocorresse seria fornecendo treinamentos e capacitações aos funcionários antes de exercerem a função. Analisando o texto e as afirmativas expostas, assinale a alternativa que apresente a correlação correta acerca de sua veracidade: Escolha uma: a. I – F; II – V; III – F; IV – V. b. I – F; II – V; III – V; IV – V. c. I – V; II – V; III – F; IV – V. d. I – V; II – V; III – F; IV – F. e. I – V; II – F; III – F; IV – F.
Respostas
respondido por:
5
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Os funcionários, de acordo com o laudo da morte, não tiveram treinamento adequado para a situação, e nem eram experientes o suficiente para trabalharem em manutenções não habituais.
Além disso, houve negligencia por parte dos três trabalhadores, que fixaram apenas um parafuso, quando deveriam ter fixado ao menos 3 para cada um deles.
As causas do acidente foram varias, sendo a empresa a principal culpada pelo ocorrido.
Espero ter ajudado!
respondido por:
3
Resposta:c
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás