• Matéria: Sociologia
  • Autor: alinetsp
  • Perguntado 8 anos atrás

O estudo de caso da disciplina de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos apresenta uma reflexão sobre as contribuições do conhecimento antropológico para a formação do assistente social. O principal tema abordado é o movimento da constituição da antropologia enquanto área do conhecimento voltado para compreender o outro. Os estudos antropológicos foram marcados por uma tradição de pesquisas voltadas para estudar o outro. Os eixos de pesquisas antropológicas foram encaminhados para rumos que destacavam a diversidade cultural dos povos, apresentando a organização social dos grupos a partir de categorias, como parentesco, alianças, trocas, trabalho e a importância dos estudos sobre as culturas sem comparações etnocêntricas. Estudar ou trabalhar com um “outro” distante da nossa realidade social, com práticas culturais diferentes, implica em alguns fatores fundamentais.



Elaborado pela professora, 2018.



Considerando as informações apresentadas e o estudo de caso, podemos afirmar que, de modo geral, algumas das contribuições do conhecimento antropológico para o serviço social são:


I. Na prática profissional, o assistente social deve procurar conhecer o outro para quem prestará assistência.Não só, mas não deve ser etnocêntrico e julgar as práticas do outro como inferiores.

II. Olhar o “outro” sem julgamentos morais, mas sim, a partir da realidade social desses indivíduos. Não partir de parâmetros de certo ou errado, já que esses quesitos são etnocêntricos quando se parte de valores individuais.

III. É fundamental, na prática profissional, estabelecer uma relação de empatia pelo outro. Isso ajudará a não julgá-lo a partir dos valores morais individuais, e também contribuirá no desenvolvimento de um trabalho mais pleno para a modificação da realidade social do outro.

IV. A antropologia e o serviço social atuam em campos distintos. Enquanto a antropologia pretende modificar a realidade social, o serviço social só presta um serviço. De tal maneira, o conhecimento antropológico não apresenta contribuições para o serviço social.


É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I e II apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II, III, apenas.

Alternativa 4:
II, III, e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0
Olá! 

A alternativa 5 é a que melhor se aplica como correta. I, II, III e IV.


Partindo deste ponto, vemos que o serviço tem um grande papel no apoio do indivíduo.

Deste modo para ser mais exato, a antropologia já atua diretamente no espaço desses grupos, buscando de alguma forma auxiliar em mudanças úteis, mas principalmente estudar as formas de comunicação, trocas e linguagem desenvolvidas pelo coletivo como um todo.


Até a próxima. 
Perguntas similares