• Matéria: Filosofia
  • Autor: ThaynaraSabrina16
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma das mudanças relacionadas ao desenvolvimento do racionalismo e à expansão do humanismo foi a Reforma Protestante e, por consequência, a Reforma Católica. Nestes movimentos, assistimos a uma reação da religiosidade ao espírito científico que se propagou entre os pensadores e estadistas europeus entre os séculos XV e XVIII. Sobre esta questão, é correto o que se afirma em:

Alternativas
1. Somente a Igreja Católica se posicionou contra o pensamento racionalista, já que os protestantes acabaram aderindo à ideia.

2.A doutrina calvinista, em especial, tem uma forte relação com o pensamento racionalista. Para Calvino, o homem é livre de qualquer determinação divina.

3.Apesar de estarem em confronto, católicos e protestantes favoreceram a prática racional. Estes foram os maiores propagadores da ciência na Europa durante o Período Moderno.

4.A Reforma Protestante foi uma expressão das teses renascentistas. Nela, se defendeu o direito do homem a não depender de um "criador". A liberdade plena e absoluta colocou o ser humano no centro das atenções das igrejas reformadas.

5.O avanço do racionalismo levou a reação religiosa a procurar afirmar os valores teocêntricos de interferência divina. Tanto nas igrejas protestantes como na Igreja Católica, houve uma reação moralizadora e contrária ao racionalismo e à supremacia da fé sobre a razão.

Respostas

respondido por: mariesouzaeverp77ass
1
Não tenho certeza, mas marquei a alternativa 5 (O avanço do racionalismo levou a reação religiosa a procurar afirmar os valores teocêntricos de interferência divina. Tanto nas igrejas protestantes como na Igreja Católica, houve uma reação moralizadora e contrária ao racionalismo e à supremacia da fé sobre a razão).
Perguntas similares