• Matéria: Sociologia
  • Autor: Maykon2909
  • Perguntado 8 anos atrás

No Livro “A República”, de Platão (428-347 a.C.), encontra-se o Mito da Caverna. O mito tornou-se símbolo da metafísica e da dialética e, inclusive, da ética e da mística platônica, pois retrata a busca da verdade por meio das leis universais. Assim, esse mito passou a expressar o pensamento de Platão. Sobre esse assunto, assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
No mito da caverna, Platão descreve os primórdios da existência humana, ou seja, quando os seres humanos habitavam as cavernas.

Alternativa 2:
Platão se refere à necessidade de o homem voltar à sua condição primitiva, retornando à caverna, condição esta que possibilitaria a verdadeira felicidade humana.

Alternativa 3:
O Mito da Caverna representa toda a ignorância do ser humano, pois mesmo que contemple a luz do sol, ao voltar à caverna, ficará preso no mundo das sombras.

Alternativa 4:
No Mito da Caverna o prisioneiro, ao se libertar e ter a oportunidade de contemplar diretamente a luz do sol, ao voltar à caverna, quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.

Alternativa 5:
Platão busca demonstrar que nós vivemos no mundo obscuro, "das cavernas". A busca da verdade está em iluminar o lugar onde estamos. Nunca sairemos da escuridão, estamos fadados à ignorância.

Respostas

respondido por: zecatorquatop6ey2p
0
Pra mim é a alternativa 4.


Rico007: Maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu.

-----------

acredito que a melhor resposta seria a Alternativa 4.
Perguntas similares