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: A poética que emana de Bisa Bia, Bisa Bel (1981) ressalta a sua qualidade literária e
possibilita múltiplas interpretações: uma delas, objeto de investigação deste artigo, é a
consideração de que existe uma linguagem híbrida, resultante da associação entre as artes
literária e fotográfica. Destarte, apresentarei de que forma acontece a relação profícua entre
literatura e fotografia na obra de Ana Maria Machado (1941). É o leitor/ouvinte que fará a
amarração entre essas duas artes. Atualmente, são comuns reflexões sobre a intersecção das
artes, o que justifica a escrita deste artigo. Além disso, o elemento fotografia presente em Bisa
Bia, Bisa Bel pode servir de atrativo para os leitores contemporâneos que se interessam por
tecnologias e preocupam-se com suas imagens nas redes sociais. Tal abordagem atualiza e
reconhece o caráter estético-artístico de uma obra da década de oitenta, fomentando as reflexões
da literatura juvenil brasileira, que aos poucos se constitui como um campo literário. Ademais, o
meu interesse pela fotografia contribuiu para o direcionamento do estudo. A metodologia
empregada neste artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de teorias literárias –
especificamente, sobre literatura juvenil, poética, imagem e tempo – e postulados filosóficos.
possibilita múltiplas interpretações: uma delas, objeto de investigação deste artigo, é a
consideração de que existe uma linguagem híbrida, resultante da associação entre as artes
literária e fotográfica. Destarte, apresentarei de que forma acontece a relação profícua entre
literatura e fotografia na obra de Ana Maria Machado (1941). É o leitor/ouvinte que fará a
amarração entre essas duas artes. Atualmente, são comuns reflexões sobre a intersecção das
artes, o que justifica a escrita deste artigo. Além disso, o elemento fotografia presente em Bisa
Bia, Bisa Bel pode servir de atrativo para os leitores contemporâneos que se interessam por
tecnologias e preocupam-se com suas imagens nas redes sociais. Tal abordagem atualiza e
reconhece o caráter estético-artístico de uma obra da década de oitenta, fomentando as reflexões
da literatura juvenil brasileira, que aos poucos se constitui como um campo literário. Ademais, o
meu interesse pela fotografia contribuiu para o direcionamento do estudo. A metodologia
empregada neste artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de teorias literárias –
especificamente, sobre literatura juvenil, poética, imagem e tempo – e postulados filosóficos.
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