O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) demonstra a importância de limitar o uso de açúcar, sal, óleos e gorduras na elaboração da dieta, uma vez que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e doenças cardiovasculares. Ao mesmo tempo, é indicado que o consumo de alimentos processados também deve ser limitado, uma vez que podem ser acrescidos de gordura, açúcar ou sal, ou até mesmo pode ocorrer o empobrecimento do perfil nutricional dos alimentos quando submetidos a processos industriais (BRASIL, 2014). Por fim, os alimentos ultraprocessados também possuem malefícios ao serem consumidos, pois são fabricados a partir de ingredientes que podem ser tanto naturais quanto sintéticos, com quantidades elevadas de gorduras, açúcares e sódio e passando por inúmeros processos industriais que afetam a qualidade nutricional destes alimentos. Quais são os demais motivos para limitar o consumo de alimentos ultraprocessados?
Respostas
Um dos motivos para a recomendação dessa diminuição é a elevada quantidade de sódio que esses alimentos possuem, o que acarreta diversos malefícios para a saúde (quando houver uma alimentação/exposição prolongada a esses níveis de sódio), como a elevação da pressão.
Outro fator responsável pela diminuição da alimentação desses alimentos ultra processados é o fato de eles possuírem elevado índice de gorduras ruins, que podem também resultar na formação de problemas para a saúde, como placas de gordura (ateromas), que podem acarretar em infartos.
Além disso, diversos outros motivos estão envolvidos nessa proibição, como a pobreza nutricional desses alimentos e a obesidade envolvida no abuso desses alimentos.
O Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), além de orientar o aumento do consumo dos alimentos in natura, também frisa a importância de limitar o consumo de alguns alimentos que podem favorecer o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e doenças cardiovasculares.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira. Departamento de Atenção Básica, Brasília: Ministério da Saúde, 2ª ed., 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2018.
Agora, observe a seguir, as afirmativas referentes aos alimentos que devem ser limitados, segundo o GAPB:
I. O uso de açúcar.
II. O uso de sal.
III. O uso de óleos e gorduras no preparo de alimentos.
IV. O uso de verduras e legumes.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. II e IV, apenas.
b. I, e II, apenas.
c. I, II e III, apenas. Correto
d. II, III e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.