• Matéria: Artes
  • Autor: HellenaBeatriiz4660
  • Perguntado 8 anos atrás

- O princípio da imitação, para definir a natureza da arte, o estético para estabelecer as condições necessárias de sua existência e o moral para julgar seu valor. O filósofo grego, autor da citação, acreditava que a arte simplesmente imitava a natureza e desviava assim o homem da verdade. A que filósofo grego a questão se refere?

Respostas

respondido por: carlamst
0
Olá

A questão faz referência ao filósofo grego Platão.

O motivo que levava Platão a acreditar que a arte desviava o homem da verdade por imitar a natureza é a sua teoria do mundo das ideias.

Nesse lugar "ideal", viveriam as formas perfeitas de tudo o que existe no mundo, sendo tudo o que existe no mundo, uma imitação, portanto, das formas do mundo das ideias.

É como se tivéssemos uma forma de biscoito em forma de estrelas, por exemplo. Essa forma viveria no mundo das ideias, e lá faríamos a massa do biscoito e depois de assados os mandaríamos para o mundo real, nosso mundo, e mesmo que todos tivessem formato de estrela, nenhum deles seria o original, pois este estaria no mundo das ideias, e somente lá, tornando as "estrelas" do nosso mundo, apenas imitações.

Logo, para Platão, a arte imitava a natureza, sendo a natureza já uma imitação do "ideal de natureza, a natureza perfeita" que estava no mundo das ideias. Isso levava o homem a imitar uma imitação, o desviando violentamente do caminho da verdade.

Bom dia! :)
Perguntas similares