• Matéria: Filosofia
  • Autor: gmariaberbe35
  • Perguntado 8 anos atrás

o que concluir com etica na grecia antiga

Respostas

respondido por: dudafusussi
0

Publicado por Schell

Partindo de uma visão filosófica, assim como os grandes pensadores na história da humanidade, o coceito de ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em uma sociedade.

Contudo a Ética no perído grego era direcionado a um foco diferente do da sociedade medieval, moderna e pós-moderna. No perído grego a Ethos, variava conforme seus pensadores, Sócrates por exemplo racionaliza a Ética e preconiza uma concepção do bem e do mal e da da virtude, Já com Platão, a Ética ganha fôlego na política a partir de uma concepção metafísica e da sua doutrina da alma, por sua vez Aristóteles fala do homem político, social, condenado a viver na pólis.

Com essas linhas de pensamento que moldaram por alguns séculos a ética da humanidade, bem como a de muitos povos e civilizações futuras, percebesse que a ética na grecia antiga se fixava muito mais no carater público individual de cada ser, bem como sua conciência moral individual que era anexada de maneira livre e racional ao seu meio de viver naquele período.

Porem apos a decadência do universo grego e suas filosofias éticas, a reflexão da ética filosófica toma novas direções: de uma moral da pólis para uma moral do universo. Isso devido a grande influência da igreja e suas normas de convivência social que eram reguladas pelo cristianismo.

Neste período a ética passa da dimensão de ação, no comportamento, no agir social para a dimensão das boas intenções com o desejo de alcançar o bem para atender a vontade divina. Mesmo que nesse período a filosofia estivesse a favor da teologia como se percebe com os trabalhos de Agostinho e Tomás de Aquino as visões socráticas, platônicas e aristotélicas eram usadas exclusivamente para cristianizar e não mais ser inspiradora da liberdade e racionalidade individual.

A ética de Agostinho foi desenvolvida por uma idéia teológica nas categorias de ordem e de fim, ordem essa atribuída com um significado ontológico e ético que se articula à idéia de fim ser o condutor da plena realização. Já com Tomás de Aquino, que também recebeu influências de Agostinho procurou desenvolver uma idéia de ética, pela qual se dá a perfeição do ser em sua ordem, o que ele prescreve através de três marcos conceituais: a estrutura do agir ético, a estrutura da vida ética e a realização histórica da vida ética.

Desse modo com estas duas influências filosóficas percebe-se a inegável influência deste tipo de ética por toda a sociedade medieval e ainda nas sociedades modernas e pós-modernas, mesmo que de modo mais sútil. Neste período da história medieval embebedada pelas visões agostinianas e aquinianas a ideia de culpa pessoal pelo não cumprimento da ética com Deus, criou um juiz no interior e na conciência de cada medievo o que fez com que se iniciasse um movimento de rompimento do vinculo entre a ética e a política.

espero ter ajudado

bons estudos

bjs


Perguntas similares