a transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu sob o esfacelamento das instituições medievais
Respostas
O esfacelamento das estruturas e instituições medievais foi motivado principalmente por três fatores: crescimento dos conflitos internos e externos, doenças e pragas dizimando plantações e pessoas, questionamentos e heresias criticando o domínio da Igreja.
Este processo é marcado pela ascensão de críticas de caráter social. A burguesia passa a se desenvolver e o comércio passa a ocupar boa parte da função econômica e produtiva das terras europeias, reduzindo - embora não completamente - a importância da produção rural, base do sistema feudal medieval.
Resposta:
A. As cruzadas, as inovações tecnicas e a reabertura do mar Mediterrâneo.
Explicação:
A crise do sistema feudal iniciou com o desenvolvimento comercial e, como consequência, o desenvolvimento urbano. Três foram os motivos principais: as inovações técnicas, as Cruzadas e a reabertura do Mar Mediterrâneo.
•Inovações técnicas: inovações que contribuíram na agricultura, como: a máquina de revolver a terra, o peitoril para melhor aproveitamento da força do cavalo no arado, o uso de ferraduras e o moinho d’água. Estas inovações promoveram uma expansão da agricultura.
•As Cruzadas: expedições militares patrocinadas pela Igreja Católica e organizadas pela cristandade medieval, com o objetivo oficial de libertar a Terra Santa (Jerusalém) do domínio muçulmano. Porém, os fatores principais estavam ligados a interesses econômicos em algumas regiões do Oriente e a necessidade de exportar a miséria, em virtude do crescimento populacional (RENASCIMENTO..., [s.d.]).
•A reabertura do Mar Mediterrâneo: as Cruzadas promoveram o Renascimento Comercial e Renascimento Urbano. As principais rotas de comércio eram feitas pelo Mar Mediterrâneo. O intenso desenvolvimento comercial colaborou para o desenvolvimento das cidades medievais e de uma nova classe social, a burguesia (RENASCIMENTO..., [s.d.]).