Na elaboração do texto, a linguagem deve considerar algumas qualidades, conforme sugere Gil (2002). As qualidades implicadas pelo autor, apontam para 07 pontos a serem considerados na construção do texto. Estas qualidades, dizem respeito ao estilo do texto, ou seja, para que e/ou para quem ele interessa.
Identifique, duas das qualidades apontadas por Gil (2002), e descreva as suas principais características.
Respostas
Gil escreveu muitas coisas importantes para um bom desenvolvimento de um texto de cunho científico. Aqui vou citar dois dos instrumentos científicos que são bastante importantes para seres desenvolvidas.
Observação: É por meio desta ferramenta que conseguimos ter uma visão mais abrangente de tudo o que necessita ser pesquisado e também é responsável por conseguir informações que questionários, por exemplo, não conseguiria nos passar.
Questionários: Já essa ferramenta é muito boa pois consegue atingir uma grande quantidade de indivíduos aos mesmo tempo, além de cobrir um grande território, se for feita online por exemplo. Assim possui dados e informações mais especificas para serem colocadas no artigo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
A linguagem deve considerar algumas qualidades em relação ao estilo do texto, ou seja, para que e/ou para quem ele interessa. São sete os pontos a serem considerados na construção do texto, segundo Gil (2002):
Impessoalidade: redigido em terceira pessoa; preferíveis expressões como: "este projeto", "o presente estudo“, etc. (GIL, 2002, p. 164).
Objetividade: uso da linguagem direta; o argumento encontra apoio em dados/provas e não em opiniões pessoais.
Clareza: uso de um vocabulário adequado, evitando palavras supérfluas e desnecessárias.
Precisão: exatidão na transmissão, em especial em “registros de observações, medições e análises”.
Coerência: pensamento lógico e estruturado do conteúdo, subdividido em tópicos, encadeados, sequenciados.
Simplicidade: transmissão clara, coesa e objetiva das ideias; não descarta as regras acadêmicas de formatação da estrutura do projeto de pesquisa.
Concisão: expressar com poucas palavras um pensamento/uma ideia.