• Matéria: Psicologia
  • Autor: Portynari
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto-base: “A proveniência portuguesa ou hispânica de grande parte dos jesuítas que após 1549 chegaram no Brasil e o fato de sua formação espiritual e intelectual ter sido realizada no Colégio das Artes de Coimbra que fora um dos focos do referido movimento filosófico, reforça ainda mais a significação do papel cultural que os jesuítas assumiram no Brasil: o de serem portadores e transmissores da tradição medieval e renascentista da Europa no contexto da colônia além mar, sendo que eles propiciaram e em parte encarregaram-se de realizar o enxerto das ideias, sonhos e desilusões, riquezas e contradições do Velho Mundo no terreno fecundo, virgem e desconhecido do Mundo Novo, onde irão estabelecer sua morada. A educação é reconhecida pelos religiosos - imbuídos pelo espírito da pedagogia humanista - como instrumento privilegiado para criar um homem novo e uma nova sociedade no Novo Mundo. Por isto a educação das crianças e a criação de escolas constituíram-se os objetivos prioritários do plano missionário da Companhia, no Brasil. Este empreendimento acarretava a necessidade de formular conhecimentos e práticas de caráter pedagógico e psicológico.” Fonte: MASSIMI, M. A História das Idéias Psicológicas na Cultura Luso Brasileira, do século XVI aos inícios do século XIX: A contribuição dos Jesuítas. Campinas: UNICAMP, s/d. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016. Enunciado: Qual era a função da Psicologia nesse contexto? Escolha uma: a. A Psicologia e a Pedagogia foram criadas após o término do processo de catequização, que não colaborou com esse desenvolvimento. b. A Psicologia e a Pedagogia eram ensinadas abertamente como uma forma de conscientização no processo de catequização. c. A Psicologia e a Pedagogia eram utilizadas como uma forma de razão instrumental no processo de catequização. d. A Psicologia e a Pedagogia traziam um caráter confessional que as distanciava do seu objetivo de conscientização. e. A Psicologia e a Pedagogia foram desenvolvidas para manifestar abertamente a compreensão das pessoas como uma forma de conscientização no processo de catequização.

Respostas

respondido por: carvalhoangelica03
8

Resposta: C

Explicação:c. A Psicologia e a Pedagogia eram utilizadas como uma forma de razão instrumental no processo de catequização. Correto

respondido por: isaacmartins3
2

Resposta:

A Psicologia e a Pedagogia eram utilizadas como uma forma de razão instrumental no processo de catequização. (Correto pelo AVA)

Explicação:

Perguntas similares