Respostas
respondido por:
21
Os primeiros povos da América são enquadrados no período pré-colombiano, anterior à chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Dessa maneira, o termo inclui não só os povos que estavam no continente americano antes da esquadra de Colombo desembarcou pela primeira vez, mas também os que já haviam sido extintas.
A existência da maioria das civilizações na América é assentada em evidências arqueológicas e poucos registros que não foram destruídos pelos conquistadores. Embora tenham sucumbido pela colonização,
Estreito de Bering
O continente americano já era ocupado por diversos povos há cerca de 10 mil anos, como demonstram evidências arqueológicas. A teoria mais aceita entre os cientistas é a de que a povoação do continente ocorreu pela travessia apontam a existências de seres humanos nessa parte do globo mesmo antes das incursões Estreito de Bering por rotas alternativas ou pela navegação. Há evidências de que povos que vivem na América há 50 mil anos, mas os vestígios mais significativos de ocupação extensiva passaram a ocorrer há 10 mil anos.
Subsistência
Os primeiros povos da América eram nômades, caçadores e coletores. Segundo os estudos arqueológicos, tinham diversas características físicas, exibindo traços semelhantes aos dos povos da África, Austrália e de povos mongóis. Essa teoria é apoiada por pesquisas genéticas, que apontam semelhança entre o DNA dos índios americanos e os povos citados.
Na caça praticada por esses povos havia animais extintos no período Pleistoceno – entre 4 e 10 mil anos atrás - como mastodontes, preguiça-gigante, tigre dente de sabe e o tatu gigante. Os cavalos desse período também foram extintos, mas reintroduzidos após a chegada dos Europeus.
O extrativismo, contudo, não era a única maneira de subsistência dos povos. Há 7 mil anos, as nações americanas já dominavam a agricultura e plantavam abóbora, batata, milho, feijão e mandioca. Também dominavam a criação de pequenos animais.
O Continente Americano estava inteiramente tomado na chegada de Cristóvão Colombo. Além de coletores, divididos em vários povos e espalhados por todo o continente, havia civilizações organizadas em imponentes impérios, como é o caso dos Maias, dos Astecas e dos Incas.
Mesoamérica
Na região denominada Mesoamérica ou América Central – do México até a Costa Rica – vivia um conjunto de sociedades estratificadas, com um complexo sistema de exploração agrário e que compartilhavam crenças, tecnologia, a arte e a arquitetura.
As estimativas arqueológicas apontam que o desenvolvimento da complexidade dessas culturas tenha começado entre 1800 a.C. e 300 a.C. Sua tecnologia permitiu a construção de templos e realização de pesquisas nas áreas de astronomia, medicina, escrita, artes plásticas, engenharia, arquitetura e matemática.
As cidades eram importantes centros de comércio na região hoje ocupada pelo México. Essas civilizações foram extintas pelos povos colonizadores. O que sobrou foram evidências históricas de sua organização e modo de vida.
É provado que os maias e os astecas desenvolveram um alfabeto para reproduzir seu código linguístico. Os incas, embora não dominassem a escrita, criaram um sistema próprio de contagem, o quipo, além de um método de cálculo que utilizava um instrumento semelhante ao ábaco. Esses povos, tinham suas próprias crenças e aplicavam um sistema de cobrança de impostos.
Leia também: Países da América Central.
Astecas
Os astecas viveram na região que hoje corresponde ao México. Tinha uma organização rígida, com um imperador e um chefe do exército. Formavam um povo guerreiro, que viveu seu apogeu entre os séculos XV e XVI. O império asteca era formado por quase 500 cidades.
Calendário Asteca
Dominavam a agricultura e se apoiavam em detalhado sistema de drenagem, além de técnicas de tecelagem e manipulação de ouro, prata e da pintura. Foram dominados e escravizados pelos espanhóis.
Maias
Os maias viviam na região que hoje corresponde à Guatemala, Honduras e Península de Yucatán. Quando os colonizadores chegaram, havia pelo menos 6 milhões de maias na região. Foram dizimados.
Templo maia Mukulcán, no México
Eram um povo politeísta. Desenvolveram a matemática e conseguiram precisar, com exatidão, os 365 dias do ano que utilizavam no seu calendário. Construíram um rico conjunto arquitetônico, formado por templos, palácios e pirâmides.
Incas
Os incas habitaram o Equador, o sul da Colômbia, o Peru e a Bolívia. Ao menos 700 idiomas eram falados durante o império inca que, como os demais, foi destruído pelos espanhóis.
Templo do Sol em Machupicchu
América do Norte
À chegada dos europeus, os povos nativos da América do Norte eram tribos de comportamento seminômades, além de caçadores-coletores e outros que viviam da atividade agrícola. Entre eles estão incluídos os Apache, os Cherokee e Sioux.
Eram civilizações que ainda não haviam avançado tecnologicamente e politicamente, como aquelas da América Central.
Espero ter ajudado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás