Me ajudem por favor!!!
Uma partícula realiza um movimento circular uniforme, no sentido horário, com velocidade de 10 M/S. Ao passar do ponto A ao ponto B, decorre um intervalo de tempo de 5S. Podemos afirmar que o módulo da velocidade vetorial média entre as posições A e B é igual a:
Respostas
Resposta:
"2 raiz de 2". Acho que na última frase do enunciado há um erro de digitação: o que o exercício pede é o módulo da aceleração vetorial média. Certo? Se for este o caso, segue a explicação.
Explicação:
Como o movimento é uniforme, o vetor velocidade é constante em módulo, mas sua direção muda porque o movimento é circular. Tanto em A quanto em B, a velocidade é tangente à trajetória e possui módulo de 10 m/s. Utilizando a regra do polígono para encontrar o vetor velocidade resultante, chegamos em um triângulo retângulo cujos catetos valem 10 e a hipotenusa é o vetor resultante. Calculando de acordo com Pitágoras, encontramos que o vetor velocidade resultante possui módulo de "10 raiz de 2".
Agora precisamos encontrar a aceleração média entre os pontos A e B. A aceleração média é o variação da velocidade dividido pela variação de tempo. Já sabemos que a variação da velocidade é "10 raiz de 2", como calculado no item anterior, então basta dividir este resultado pela variação do tempo (5 segundos) e encontramos a aceleração média de "2 raiz de 2"