1 - [127823] No ano de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional instituiu o ensino de Arte como linguagem. Diante disso, a Arte, enquanto componente curricular, passou a integrar a grande área denominada “Linguagens, códigos e suas tecnologias”. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000, p.5) deixam bem clara a concepção de linguagem que orienta a referida publicação: “[...] a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido”. Esta definição apresenta implicações diretas nas reflexões sobre o ensino de Arte. Tomando como base a definição anterior e suas repercussões no ensino de Arte, todas as alternativas estão corretas, exceto:
a)Como linguagem, a arte requer do sujeito a capacidade de construir e interpretar símbolos, dominando códigos que são próprios do convívio social.
b)Os objetos da arte não se transformam ao longo dos tempos pois a influência dos diferentes grupos sobre os seus significados é nula.
c)Os processos simbólicos são passíveis de serem transformados em determinadas formas artísticas como a fotografia, o desenho, a pintura, o canto e o movimento.
d)Quando nos referimos à arte como linguagem, queremos afirmar que se manifesta por meio de recursos formais que produzem determinados significados.
e)A arte organiza-se em linguagens expressivas divididas em campos: artes visuais, dança, música e teatro..
Respostas
Resposta:
A resposta é a letra B.
Explicação:
Os objetos da arte são articulações formais de significados
negociados nos grupos sociais. Por essa razão, a arte é histórica,
isto é, transforma-se com o tempo e nas relações sócio-históricas.
b)Os objetos da arte não se transformam ao longo dos tempos pois a influência dos diferentes grupos sobre os seus significados é nula.
A arte é um elemento que não se transforma os significados que ela carrega e a sua importância socio cultural se mantém mesmo que acha diferentes interpretações ao longo de todos os anos.
Por isso o compreendimento da arte, da sua significância e do seu valor é muito grande, fazendo com que assim tenhamos a compreensão da mesma mesmo que todos as situações a sua volta tenham se transformado e mudado.