• Matéria: ENEM
  • Autor: joaoftoloi
  • Perguntado 8 anos atrás

Um teor de umidade disponível no solo, dentro de uma faixa ótima, constitui um dos parâmetros imprescindíveis para o desenvolvimento das culturas, facilitando o transporte de nutrientes através das raízes. Por outro lado, as condições de umidade excessiva na zona radicular são adversas para a maioria das culturas. Tais adversidades não correspondem, necessariamente, à presença direta de uma umidade excessiva por si só, mas sim, à deficiência no teor de oxigênio no solo, comprometendo o transporte de nutrientes através do sistema radicular, tornando as plantas mais suscetíveis às doenças e à deficiência nutricional. Sobre os efeitos do excesso de água sobre as plantas, analise os itens a seguir:

I. A falta de aeração constitui-se o principal agente de injúrias às plantas, devido aos efeitos deletérios produzidos pela atividade microbiológica em condições de ausência de oxigênio.

II. Quando há excesso de umidade no solo, há excesso de nitrogênio, devido à lixiviação ou à desnitrificação e ao desenvolvimento de substâncias tóxicas.

III. A extensão de danos causados às culturas varia com a espécie vegetal, a duração da inundação, o estádio de desenvolvimento e a temperatura prevalecente à época da inundação.
IV. O encharcamento faz com que as raízes das plantas submetam-se à respiração aeróbica, produzindo, apenas uma pequena quantidade de energia, insuficiente para o metabolismo normal, resultando em morte das células das raízes.

Assinale a alternativa que apresenta a opção correta

Respostas

respondido por: carolinedias12p972hr
17
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
respondido por: evertontecnico0
10
Isto mesmo, apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
Perguntas similares