O Estado nacional surgiu com o mercantilismo, pelos movimentos de algumas nações rumo a novas descobertas e novas terras. Naquela época se iniciaram também as atividades comerciais. Os Estados Nacionais, no entanto, interferiam de forma totalitária e agressiva na vida dos cidadãos. Para limitar essa interferência era preciso criar Leis que limitassem essa arbitrariedade por parte do Estado. Esse movimento foi denominado de constitucionalismo e tinha por objetivo escrever de forma concreta as Leis que obrigassem o Estado a respeitar os direitos individuais. Assim nascia a constituição, ou, carta magna, Lei fundamental, entre outros nomes. Apresente a definição da constituição em seu sentido sociológico, político, jurídico e material e formal.
Respostas
O constitucionalismo surgiu com os movimentos dos séculos XVII e XVIII, como um movimento que buscava a proteção dos ideais de defesa e proteção das liberdades.
Os primeiros dispositivos constitucionais foram responsáveis pela introdução de princípios e mecanismos que limitassem a atuação do Estado, restringindo o uso de seu poder à determinadas situações em que pudesse assegurar as liberdades básicas do homem.
Assim, atualmente as Constituições devem reconhecer a existência da igualdade e direitos inerentes a própria condição humana. Em sentido jurídico, é a norma fundamental da qual todo o ordenamento deve ser baseado.
Politicamente, é o argumento de legitimidade de determinado Estado, além de ser a representação da sociedade em que é aplicada.