• Matéria: História
  • Autor: barbaramilip73n95
  • Perguntado 8 anos atrás

(CEPBJ) A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética. Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que Escolha uma: a. ajudaram a consolidar o pensamento conservador grego, reafirmando a importância da mitologia. b. formularam princípios éticos, revolucionários para a época e de grande significado para o pensamento de Platão. c. defenderam a liberdade de expressão, embora estivessem ligados à aristocracia ateniense, contrária à ampliação da cidadania. d. criticaram a existência de verdades absolutas, afirmando ser o homem a medida de todas as coisas. e. construíram reflexões sobre o comportamento humano que serviram de base para Aristóteles pensar a sua metafísica.

Respostas

respondido por: mclaraigarashi
148
Letra D. Os sofistas são considerados como mestres da retórita e da oratória e acreditavam que a verdade é multipla, relativa e mutável. Criticando assim, a existência de uma verdade absoluta.
respondido por: EduardoPLopes
194

É verdadeira a alternativa D.

A frase "o homem é a medida de todas as coisas" é de autoria de Protágoras, célebre sofista grego,que com ela queria defender a tese de que tudo é socialmente construído e socialmente avaliado, não havendo nenhuma instância superior possível (nenhum "em-si" ou "mundo das ideias") que existisse para além das disputas humanas.

Eram pela defesa desta tese frequentemente criticados pelos filósofos, que os apontavam como falsos sábios e engadores, por não acreditarem na possibilidade de uma "verdade última".

Perguntas similares