• Matéria: ENEM
  • Autor: bandeira39
  • Perguntado 8 anos atrás

Os sistemas de esgotos devem ser dimensionados levando-se em conta o nível de declividade adequada para que o sistema funcione de forma adequada e eficiente, pois problemas de escoamento são comuns em instalações de esgoto que não respeitaram as declividades mínimas.
Avalie as alternativas e responda o que se pede.
I. O sistema de esgoto funciona por gravidade, adotando-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm.

II. O sistema de esgoto funciona por gravidade, adotando-se declividade de 1% para tubulações com 100mm ou mais, com exceção dos coletores subcoletores, que deverão obedecer às orientações conforme a NBR 8160/99.

III. O sistema de esgoto funciona por gravidade e bombeamento, adotando-se uma declividade mínima de 2% para sistema com gravidade e, quando bombeado, o sistema pode acompanhar o nível do solo, mesmo que a declividade seja próxima a 0,5%.

IV. O sistema de esgoto funciona por gravidade, adotando-se uma declividade de 1%, para tubulações com 100mm ou mais, com exceção dos coletores subcoletores, que deverão obedecer às orientações conforme a NBR 8150/99.

V. O sistema de esgoto funciona por gravidade, adotando-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 85mm.

De acordo com o exposto no texto, são verdadeiras as informações contidas em:

Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V
b. II e IV
c. II, IV e V
d. I, II e IV
e. I e II

Respostas

respondido por: mateussbento
37

Resposta:

O sistema de esgoto funciona por gravidade, por isso, declividades mínimas deverão ser atribuídas para as tubulações.

 

Acerca das declividades mínimas, avalie as alternativas.

 

I. De modo geral, adota-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm, e de 1%, para tubulações com 100mm ou mais.

II. De modo geral, adota-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 85mm, e de 1%, para tubulações com 100mm ou mais.

III. De modo geral, adota-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 65mm, e de 1%, para tubulações com 100mm ou mais.

IV. De modo geral, adota-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm, e de 1%, para tubulações com 90 mm ou mais.

V. De modo geral, adota-se uma declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75mm, e de 1%, para tubulações com 110 mm ou mais.

Explicação:

I está correta

Perguntas similares