• Matéria: Filosofia
  • Autor: robensonstp0f1qy
  • Perguntado 8 anos atrás

Nos séculos XV e XVI, pensadores do Renascimento, como Copérnico (1473-1543), Kepler (1571-1630) e Galileu (1564-1642), desempenharam um papel fundamental na ruptura com o pensamento religioso. Suas teses valorizavam a ação do homem sobre a compreensão divina do universo. Sobre esta questão, assinale a única alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Copérnico reafirmava a concepção cristã de que nosso planeta Terra estava no centro de toda a obra divina.

Alternativa 2:
Estes pensadores buscaram a racionalidade e a construção de leis que pudessem ser dominadas pela compreensão humana.

Alternativa 3:
Estes pensadores reafirmaram as leis divinas e a compreensão do universo por elementos inexplicáveis e suas teses buscavam a comprovação da existência de Deus.

Alternativa 4:
O conhecimento produzido por esses pensadores não influenciou na busca de novos territórios e conquistas coloniais europeias.

Alternativa 5:
Apesar de atuarem em áreas diferentes, como a física e a política, estes pensadores reafirmaram as leis divinas e a compreensão do universo por elementos inexplicáveis, onde repousa a comprovação da existência de Deus.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0
A alternativa 1 é falsa pois Copérnico, na verdade, se colocou ao lado da ciência empírica e contra a interpretação teológica da natureza do mundo.

A alternativa 2 é verdadeira, pois tanto Copérnico quanto Galileu fizeram evoluir o método científico e buscaram explicar os fenômenos naturais me termos humanos, não divinos.

A alternativa 3 é falsa, pois estes pensadores questionavam as supostas "leis divinas".

A alternativa 4 é falsa, pois eles influenciaram a adoção de uma nova concepção de mundo e de globo terrestre, fato que influenciou as expansões marítimas.

A alternativa 5 também é falsa, pois eram ambos cientistas e não políticos, além de não proporem leis inexplicáveis, mas o método experimental verificável.
Perguntas similares