Em relação à escravidão, algumas poesias e obras dos séculos XVIII e XIX foram contra tal condição, caso de Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, na qual retrata uma escrava de cor de pele branca, mas de ascendência negra, que sofre as consequências da origem negra de sua mãe escrava. Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA: As alforrias tornaram-se mais comuns no século XVIII, principalmente na região de Minas Gerais, mas apenas no século XIX houve o fim da escravidão no Brasil de modo formal, especificamente a partir de 1850 – com o fim do tráfico de escravos – e em 13 de maio de 1888 – com a abolição da escravidão no País. AFINAL Nunca houve um grupo cultural ou linguístico denominado “tapuia”, termo este que nada mais é do que, basicamente, o inexistente vocábulo tupi miticamente utilizado para designar os que não falavam essa língua, ou seja, povos de outros troncos ou famílias linguísticas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
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não entendi me desculpa
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I é verdadeira. Com a mineração alguns negros compram a sua própria liberdade, assim como a circulação dos ideias iluministas começa a convencer um número cada vez maior de sujeitos da imoralidade da escravidão.
Já no século XIX, em especial a partir de 1850, a escravidão vai sendo, aos poucos, abolida, com a proibição do tráfico, depois a liberdade dos sexagenários, a liberdade do ventre e finalmente a abolição completa.
II é falsa, embora não o seja completamente. A palavra "tapuia" de fato designa todos os índios que não falam tupi, e os vocábulos tupis foram, em parte, "inventados" pelos jesuítas, embora não seja correto dizer que a língua "não existia".
É correta a alternativa D.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
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a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
b.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c.
as duas são falsas.
d.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
e.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.