• Matéria: Psicologia
  • Autor: rodrigobernardo1
  • Perguntado 7 anos atrás

Existe um grande número de características de personalidade que podem ser observadas na maneira de ser das pessoas, em seus hábitos motores, motivações psíquicas e tipos de relações interpessoais que desenvolvem. Há traços específicos, tais como introversão e extroversão, amabilidade, persistência e entre tantos outros.



COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2016.



A partir do exposto e a respeito do modelo dos cinco fatores da personalidade, analise as afirmações a seguir:


I. O caráter de mensurar os traços da personalidade a partir do modo de como a pessoa interage com o meio possibilita descrever a personalidade de forma simples e econômica, com o objetivo de prever e explicar o comportamento de um indivíduo.

II. A extroversão é o nível de conforto de uma pessoa com seus relacionamentos, sendo que os extrovertidos costumam ser agregadores, assertivos e sociáveis, e os introvertidos, reservados, tímidos e quietos.

III. A conscienciosidade é propensão de um indivíduo em acatar a ideia dos outros, caracterizando-as como pessoas muito cooperativas, receptivas e confiáveis.

IV. Estabilidade emocional é a dimensão que se refere à capacidade de uma pessoa em lidar com o estresse. As pessoas com pontuação negativa nesse fator tendem a ser nervosas, ansiosas, deprimidas e inseguras.



É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:
III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
18
Olá! 


A alternativa 3 é a que melhor se aplica como correta. I, II e IV, apenas.


Partindo deste ponto, é importante apresentar a incoerência da terceira alternativa visto que nesse tipo de personalidade, apesar do indivíduo ser disciplinado ele não acata as regras impostas, ou seja,  essa tendência geralmente está focada em seus objetivos.

Além disso, este traço mostra uma preferência pelo comportamento planejado em vez do espontâneo, ou seja, influenciando a maneira que controlamos nossos impulsos. 


Até a próxima.
Perguntas similares