O estudo de Jean Piaget é fundamental para que se possa entender como se constrói a inteligência humana. Sua teoria, chamada de Epistemologia Genética, explica a construção da Inteligência (LOPES; MIRANDA, 2018).
LOPES, M. C. R.; MIRANDA, Maria Gorethe de V. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá: UniCesumar, 2018.
Dentro do ambiente escolar, o professor é referência. Assim, faz-se necessário que se tenha, para com os alunos, uma postura de acolhimento, respeito e humildade. Para tanto, o professor deve conhecer o seu aluno e os estágios de desenvolvimento infantil. Acerca da teoria do desenvolvimento infantil de Jean Piaget, ressalta-se que:
Alternativas
Alternativa 1:
Para Piaget, a criança é essencialmente emocional e seu desenvolvimento ocorre por meio de fases, as quais são divididas em quatro etapas.
Alternativa 2:
A teoria de Piaget se refere às construções cognitivas progressivas. Contudo, não segue um padrão de idades mais ou menos determinadas.
Alternativa 3:
Piaget determinou que o desenvolvimento infantil se dá em quatro estágios, a saber: Equilibração, Assimilação, Acomodação, Adaptação e Esquema.
Alternativa 4:
Toda ação humana provoca uma equilibração da estrutura cognitiva, e é por meio da assimilação e acomodação das ações que seria possível ocorrer as dificuldades psicomotoras.
Alternativa 5:
Para Piaget, a criança, partindo da ação sobre os objetos, poderá construir mentalmente hipóteses sobre o meio e sobre o mundo. Contudo, no início da vida, a inteligência é apenas prática.
Respostas
respondido por:
25
alternativa 5
Pag 105 do livro. Segundo parágrafo.
Pag 105 do livro. Segundo parágrafo.
respondido por:
0
Resposta:
alternativa 4
Explicação:encontrada na pág 124
de 0a2
2a7
7a 12 de12 em diante
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
Piaget explica que a criança, a partir da ação sobre os objetos, poderá construir mentalmente hipóteses sobre o meio e sobre o mundo, mas que no início da vida nossa inteligência seria apenas prática. Isto é, nossa ação sobre os objetos seria apenas uma forma de exploração do meio, sem raciocínio lógico.