A garantia da Educação Infantil em creches e pré escolas, as crianças de até 5 (anos) de idade é estabelecida pelo paragrafo IV, do artigo 208 da Constituição Federal como dever
Respostas
Analise a situação apresentada abaixo e, em seguida, justifique o que leva a escola a ser um lugar privilegiado de aprendizagem.
Atualmente, a educação infantil tem ganhado destaque e ampliado o seu atendimento em todo o país. A oferta deste serviço em creches e pré-escolas é afirmada na Constituição Federal de 1988 como direito social das crianças e como dever do Estado. Crianças com até seis anos de idade têm ido para a escola cada vez mais cedo, e em período integral. Este é um fato que é resultado de grande mobilização social que historicamente contou com a participação de movimentos comunitários, movimentos de mulheres, movimentos de trabalhadores, movimentos de redemocratização do país e também das lutas dos profissionais da educação. Muitos estudos e pesquisas têm sido desenvolvidos nesta área, o que leva a constantes revisões da concepção de educação infantil em espaços coletivos. Muitos destes estudos acabam por convergir para a Didática como campo de conhecimentos da ação pedagógica na escola.
Compreendendo que a educação é uma prática social que acontece em uma variedade de espaços e atividades humanas (na família, na igreja, no trabalho, em organizações políticas, em espaços comunitários etc.), é importante destacar o diferencial da escola como espaço formativo privilegiado de crianças nesta faixa etária. Portanto, vamos ao desafio! Você deverá listar as razões que tornam a escola um espaço privilegiado de formação de crianças na faixa etária da educação infantil. Para justificar a sua resposta, você deverá apresentar os elementos presentes no espaço escolar, exemplificando com as atividades realizadas na escola e os objetivos de sua realização.
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A escola se constitui como espaço privilegiado de formação por ser o lugar onde a ação pedagógica é intencional - planejada, executada e monitorada por profissionais específicos que conhecem o funcionamento e as necessidades específicas de cada faixa etária. No ambiente escolar, a criança tem a oportunidade de conviver, em local seguro, com outras crianças da mesma idade. Na escola, ocorre a socialização, o aprendizado de costumes e valores regionais e locais que a tornam pertencente à sua comunidade. É na escola também que o aprendizado acontece de forma gradual, respeitando as fases de desenvolvimento de cada indivíduo. Nela, são criadas e desenvolvidas estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pelas crianças. Especificamente na educação infantil, podemos usar como exemplo a utilização do lúdico como estratégia fundamental para a inserção da criança no convívio social, na compreensão das regras de convivência e respeito ao próximo.
Todo o trabalho pode ser realizado por meio de jogos e brincadeiras, que são realizados de maneira intencional, com finalidade clara e com a observação de professores especializados na área, que irão utilizar o comportamento e a participação de cada criança para modular o trabalho a ser desenvolvido. As crianças não podem ser pressionadas a nenhum resultado. O aprendizado deve acontecer de forma gradual e natural, sendo conduzido gentilmente pelo professor que é o responsável por apresentar desafios que estimulam o desenvolvimento infantil. A criança aprende brincando e sem a obrigação de alcançar qualquer resultado específico.