• Matéria: História
  • Autor: FLAYidark
  • Perguntado 8 anos atrás

ME AJUDA POR FAVOR
Os movimentos de independência das colônias latino-americanas (1775 -1825) articularam-se à crise mais geral da sociedade europeia.

No entanto, a nível local, pode-se dizer que esses movimentos resultaram:

A
da ausência de acordo entre os interesses econômicos da aristocracia proprietária de terras e as forças capitalistas externas inglesas.

B
da política inglesa da Negligência Salutar, mais interessada em auferir lucros com o comércio triangular do que em uma dominação política

C
de um desejo de maior participação política por parte dos "criollos" detentores dos meios de produção e embasados na ideologia liberal.

D
de uma contradição entre os proprietários coloniais das "plantations" escravistas e os membros das Câmaras Municipais.

E
da contradição entre os interesses dos grandes proprietários de terras e os trabalhadores livres e escravos treinados nas lutas coloniais.

Respostas

respondido por: Garcias29
26

Resposta letra C


O processo de emancipação das colônias da América espanhola foi motivada pelo interesse dos criollos em expandir seu poder econômico, o que não acontecia por causa das imposições  do governo espanhol.



Com a invasão de Napoleão à Espanha, as colônias da América viram uma possibilidade de independência. Baseado nos ideias da revolução francesa, onde pregavam à liberdade, igualdade e fraternidade, os criollos organizaram- se por meio das juntas governativas e começaram a lutar para libertar-se do domínio  espanhol.

Perguntas similares