(Unifesp) Os gráficos I e II representam a frequência de plantas com flores de diferentes cores em uma plantação de cravos (I) e rosas (II).
os padrões de distribuição fenotípica são devidos a:
a) I: 1 gene com dominância
II: 1 gene com dominância incompleta
b) I: 1 gene com dominância incompleta
II: vários genes com interação
c) I: 1 gene com dominância incompleta
II: 1 gene com alelos múltiplos
d) I: 3 genes com dominância incompleta
II: vários genes com interação
e) I: 2 genes com interação
II: 2 genes com dominância incompleta.
Respostas
Já no gráfico II podemos perceber que há uma distribuição proporcional entre os fenótipos, onde os fenótipos extremos ( branca e vermelha) apresentam-se em menor quantidade do que o fenótipo intermediário (cor de rosa), demonstrando ainda uma distribuição gradual entre outros fenótipos intermediários entre esses fenótipos. Dessa forma, podemos afirmar que trata-se de um caso de mais de um gene interagindo na cor, chamada de herança quantitativa.
Assim sendo, podemos afirmar que a alternativa B está correta.
Resposta:
B
Explicação:
em casos de dominância incompleta temos a ´´ mistura´´ dos fenótipos ex: flores vermelhas são VV, flores brancas são BB, já flores cor de rosa ( que é o a mistura de branco é vermelho) são VB, em um cruzamento heterozigoto temos que 1 VV 2VB 1BB representando em porcentagem temos 25% VV 50%VB e 25%BB, perceba que os fenótipos com genótipo homizigoto estão na mesma quantidade e proporção o que se representa no quadro um. Em casos de Herança quantitativa calculamos as proporções pelo triângulo de pascal, o gráfico que representamos nas heranças quantitativas é exatamente igual ao segundo, tem os fenótipos mínimos que são os que aparecem em menores proporções nos extremos e temos os intermédiarios que são os fenótipos máximos, sempre é assim, essa linha que sobe atinge um pico máximo ( que é o fenótipo máximo) e depois desce.