leia a situaçao a seguir e responda aa questões. Compreendendo o sistema sócio técnico na administração das organizações João Silva, diretor-presidente de uma empresa de metais, sempre procurou o melhor para seu negócio. Investiu em máquinas e equipamentos modernos,instalações adequadas aos seus empregados,tecnologia de ponta para o processo de produção e contratou, inclusive, uma consultoria especializada na produção de metais para aumentar a produtividade da indústria. Contudo, ele está preocupado, pois os resultados da empresa não estão bons e surgem problemas a todo instante, principalmente na área de pessoal.Responda às questões abaixo para orientar João a melhorar a produtividade da indústria. 1) Baarado nas premissas da TGS, qual modelo organizacional poderá responder melhor à identificação das causas do baixo rendimento da empresa? 2) O que você proporia a João para melhorar os result
Respostas
)O clima organizacional da empresa é uma ferramenta que mede a percepção das pessoas em relação ao seu ambiente de trabalho, permite auxiliar no desenvolvimento de atitudes padrões de comportamento e relacionamento pessoal e profissional, estimulando o grau de satisfação da equipe na busca dos objetivos da empresa.
2)Eu proporia a João que faça reuniões periódicas para com a equipe na busca dos objetivos da empresa. João poderia investir em cursos de aperfeiçoamento para melhoras as condições de trabalho dos funcionários. João deveria ter um relacionamento intrapessoal (motivação) criando na organização estímulos para motivar os funcionários, administrar pessoas, desenvolver a organização de forma eficaz e eficiente, amenizar o estresse com ações que visem o bem-estar dentro das organizações e junto com os funcionários colaborar para implantação e adequação a um novo sistema
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) O modelo organizacional proposto pela Escola de Tavistock é o mais indicado para melhorar o rendimento da empresa, pois a organização é um sistema sociotécnico composto por pelo menos dois subsistemas:
• Subsistema técnico: compreende as instalações físicas, as tarefas, os equipamentos, as tecnologias e as operações que fazem parte das atividades da organização e representam suas potencialidades.
• Subsistema social: compreende os indivíduos, as relações sociais, a organização informal, ou seja, as pessoas e suas relações que permitirão transformar a eficiência potencial em real.
2) Uma organização eficaz deverá combinar elementos de ambos os sistemas. No entanto, se ele tem problemas principalmente na área de pessoal, deverá investir mais no subsistema social. Embora independentes, estes sistemas estabelecem relações mútuas de troca. As organizações têm, portanto, uma dupla função representada pela eficiência do subsistema técnico ou tecnológico e pela eficiência do subsistema social. Nenhum, isoladamente, conseguirá gerar os resultados necessários.