• Matéria: Sociologia
  • Autor: elainefatimar
  • Perguntado 8 anos atrás

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2010) identifica a influência dos Estudos Culturais no debate curricular contemporâneo. A noção de identidade assume, nesse campo teórico, grande relevo. Para os Estudos Culturais: Identidade é construção psíquica; possui caráter biológico, cultural e fragmentado. Identidade é construção social; possui caráter mutável, descentrado e fragmentado. Identidade é construção psíquica; possui caráter emocional e fragmentado. Identidade é construção social; forma-se na infância e adolescência do sujeito para, então, firmar-se na vida adulta. Sinalizar esta pergunta Pergunta 2 2.5 pts Assinale as alternativas que representam influências que a concepção de identidade dos Estudos Culturais pode acarretar para os currículos escolares. O professor pode ser incentivado a analisar e a discutir a presença de várias identidades na sociedade. Modelos hegemônicos de identidade podem ser afastados ou, no mínimo, questionados. Pode ser construído um novo modelo de identidade, a ser desenvolvida na escola. A ideologia de gênero pode ser incentivada desde o início da vida escolar. As identidades consideradas mais adequadas podem ganhar mais destaque no currículo, em detrimento de outras. Qualquer identidade (nacional, religiosa etc.) pode ser vista como resultado de disputas e hibridismos. Resistências e mudanças precisam ser pensadas constantemente. Sinalizar esta pergunta Pergunta 3 2.5 pts As alternativas abaixo apresentam características de um currículo pós-crítico, exceto: Evitar o daltonismo cultural. Reconhecer o patrimônio cultural da comunidade. Desenvolver metodologias positivistas. Questionar um conhecimento universal. Sinalizar esta pergunta Pergunta 4 2.5 pts Todas as culturas são dignas de fazer parte do currículo? Sim, desde que a cultura mais reconhecida socialmente tenha um maior peso no currículo em questão. Não, pois a escola deve preparar os alunos para viver numa sociedade específica, com uma cultura específica – que deve ser o foco do currículo. Não, pois a abordagem de culturas distintas pode confundir os educandos em um momento crucial de formação de suas identidades. Sim, pois o multiculturalismo ensina que não há uma cultura melhor que outra.

Respostas

respondido por: Matheusieti
5
Olá! 

A alternativa que melhor se aplica como correta é a última. Sim, pois o multiculturalismo ensina que não há uma cultura melhor que outra.

Partindo deste ponto, vemos que essa questão define a pluralidade cultural como um fato em nossa sociedade e por isso a instituição escolar deve proteger e dar respaldo a todos os alunos promovendo a igualdade entre eles.

Além disso, uma ótima estratégia para a promoção da igualdade no âmbito multicultural escolar é a união de medidas inclusivas no currículo, onde o professor irá ajudar esses alunos a entender melhor sobre empatia, cooperação e trabalho em grupo para aprender e pôr em prática seus conhecimentos.

Até a próxima. 
Perguntas similares