• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karolbonrruquep9atq6
  • Perguntado 7 anos atrás

A sociedade capitalista é palco para crises econômicas, desigualdade social e desemprego. Por isso, dentro desse sistema por vezes perverso, a educação também deve pensar sobre esses problemas e propor soluções. Por mais que as pessoas tenham acesso a educação, nessa forma de sociedade, não há possibilidade para todos. LOPES, M. C. R.; CARVALHO, T. C. de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2018 . Diante dessa conjuntura, as principais consequências do neoliberalismo na educação, são: ​I. Privatização do ensino e aumento de matrículas. II. Aceleração da aprovação para desocupar vagas, tendo como, agravante, a menor qualidade. III. O Ensino Médio é dividido entre educação regular e profissionalizante, com a tendência de priorizar o primeiro. IV. O rápido e barato é apresentado como critério de eficiência e há oferta de uma formação menos abrangente e mais profissionalizante. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Matheusieti
25
Olá! 

As alternativas I, II e IV estão corretas.


Partindo deste ponto, é possível notar que o ensino neoliberal busca a privatização do ensino e com isso uma das consequências é o aumento espontâneo no número de matriculados nas escolas.

Por isso, pensar na privatização do ensino é estar atento a uma sociedade que será educada para ter o foco no estudo profissionalizante, ou seja, nesse tipo de sistema o foco é o avanço da economia do país, e assim o ensino privatizado buscaria a formação de profissionais e não necessariamente uma formação mais abrangente. 

pattypfernandes: alternativa D I, II e IV,
respondido por: Wcd15
1

letra D:

I, II e IV, apenas.

Explicação:

Perguntas similares