Todos nós brasileiros somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos, seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista”.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A formação e sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995. Pg. 120.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória europeia ocidental, diferenciadas por coloridos herdados dos índios americanos e dos negros africanos. O Brasil emerge, assim, como um renovo mutante, remarcado de características próprias, mas atado geneticamente à matriz portuguesa, cujas potencialidades insuspeitadas de ser e de crescer só aqui se realizariam plenamente.
PORQUE
Apesar da confluência de tantas e tão variadas matrizes formadoras, o resultado que se encontra na matriz étnica brasileira é a ausência de uma miscigenação mais ampla, haja vista que, apesar de sobreviverem na fisionomia somática e no espírito dos brasileiros, os signos de sua múltipla ancestralidade não se diferenciaram em antagônicas minorias raciais, culturais ou regionais, vinculadas às lealdades étnicas próprias e disputantes de autonomia frente à nação.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda asserção é falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda asserção é verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
41
alternativa 3 é a correta. pag 89 do livro
respondido por:
21
alternativa correta seria a de numero 1, pois as palavras sao as mesmas do livro. só que com uma escrita diferente[
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás