A liberação miofascial (LMF) e a pompage são técnicas são de fácil aplicação, mas como todo recurso fisioterapêutico exige do fisioterapeuta uma avaliação fisioterapêutica minuciosa para a partir daí obter-se o 3 diagnóstico fisioterapêutico e os recursos de tratamento que podem ou não estar indicados para cada paciente. É muito importante o “dialógo” estabelecido pelas mãos do terapeuta com o tecido que está sendo manipulado. Assim lembre –se sempre que a atenção, concentração e sensibilidade durante a execução das manobras é fundamental para o sucesso terapêutico e vínculo com o seu paciente.
Para aplicação da técnica de pompage leva-se em conta a execução da técnica em três tempos.
Considerando os tempos, associe as colunas a seguir:
1. Tempo 1.
2. Tempo 2.
3. Tempo 3
I. Retorno à posição inicial: Que ocorrerá lentamente e cuja velocidade também será determinada de acordo com o objetivo desejado.
II. Tensionamento do segmento: deve ser feito até o limite da elasticidade fisiológica da fáscia. O terapeuta deve alongar lenta, regular e progressivamente as fibras até o limite de sua elasticidade, para não se provocar o reflexo miotático. Executar de forma lenta e gradual.
III. Seu tempo deve ser lento para respeitar a fisiologia das fáscias e para que não seja desencadeado o reflexo miotático.
IV. Manutenção do tensionamento: este será maior ou menor de acordo com o objetivo que se deseja atingir. Normalmente o tensionamento deve ser mantido até o momento que as mãos do terapeuta sentem que a fáscia “pede para voltar à posição inicial”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:
a. 1 e III; 2 e IV; 3 e II; 1 e I.
b. 1 e IV; 2 e III; 3 e II; 2 e I.
c. 1 e II; 2 e IV; 3 e III; 1 e I.
d. 1 e IV; 2 e II; 3 e III; 3 e I.
e. 1 e II; 2 e IV; 3 e I; 3 e III.
Respostas
respondido por:
8
Correto: E 1 e II; 2 e IV; 3 e I; 3 e III.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás