Leia o trecho a seguir.
“Hoje, vivemos um mundo da rapidez e da fluidez. Trata-se de uma fluidez virtual, possível pela presença de novos sistemas técnicos, sobretudo os sistemas da informação, e de uma fluidez efetiva, realizada quando essa fluidez potencial é utilizada no exercício da ação, pelas empresas e instituições hegemônicas. A fluidez potencial aparece no imaginário e na ideologia como se fosse um bem comum, uma fluidez para todos, quando, na verdade, apenas alguns agentes têm a possibilidade de utilizá-la, tornando-se, desse modo, os detentores efetivos da velocidade.”
Fonte: SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 83.
Na Pós-Modernidade, diversos ideais modernos são questionados, postos em dúvida exatamente por não refletirem a realidade da organização social atual.
Lendo a citação acima, da opinião de Santos sobre o processo de inserção da tecnologia na sociedade atual, e tendo como apoio o texto base da disciplina, marque a alternativa que melhor explicita a crítica social da Pós-Modernidade aos processos sociais mediados pela tecnologia.
a. A crítica social na Pós-Modernidade está baseada na ideia de que a tecnologia não pode substituir o uso dos princípios morais e religiosos, uma vez que somente estes princípios são sólidos, não sujeitos à alteração e à fluidez dos tempos modernos, principalmente por meio do uso da razão.
b. O ideal moderno de apropriação do mundo pela razão humana não foi capaz de formar uma tecnologia sólida, sendo passageira e cheia de alterações, o que causou uma profunda crise social e política, por isso criou-se uma enorme desconfiança em relação a utilização da razão na modernidade.
c. A confiança cega na razão, típica da modernidade, não foi capaz de alterar as antigas instituições sociais, nem mesmo a tecnologia virtual pôde criar uma nova mentalidade social. Sendo assim, apenas a partir das constantes mudanças políticas, principalmente como rupturas, podem direcionar a tecnologia de forma igualitária.
d. A confiança irrestrita na razão e na sua capacidade de construção de um mundo mediado pela tecnologia não se traduziu em igualdade social e desenvolvimento humano para todos os indivíduos na sociedade, permanecendo velhas estruturas de dominação social e desigualdade.
e. Na modernidade, inúmeras críticas foram feitas ao desenvolvimento social e político dos grandes centros urbanos, no entanto, na Pós-Modernidade, estas críticas foram perdendo sua validade por serem substituídas por críticas voltadas ao uso da tecnologia na busca de igualdade social e política.
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A principal crítica que os autores ditos "pós-modernos" fazem aos modernos é que eles teriam, teoricamente, uma fé cega na razão, e, apesar desta crença, a tecnologia (que é filha do paradigma racionalista) não foi capaz de solucionar todos os problemas que a humanidade enfrenta.
Deste modo ressaltam que, apesar das mudanças aparentes no mundo e na aparente integração que a tecnologia promoveu, ainda há desigualdades profundas e pessoas privadas dos seus direitos mais fundamentais, sendo necessário se atentar, ao analisar a tecnologia, também para isto.
É correta a alternativa C.
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