• Matéria: Biologia
  • Autor: 33maisa
  • Perguntado 8 anos atrás

organismos unicelulares marinhos possuem, em suas celulas um teor de sais equivalente ao do meio externo. organismos unicelulares de agua doce, pelo contrario, apresentam teores salinos superiores em suas celulas, quando comparadas ao meio externo. responda a) qual das duas categorias de organismo vive em meio hipotonico e qual vive em meio isotonico? b) qual das duas categorias de organismo gasta energia para manter o equilibrio osmotico de suas celulas? justifique

Respostas

respondido por: barrosluca97
203
Quando a concentração de sais (soluto) das células de um organismo equivale à concentração desses mesmos sais no meio externo, células e meio estão em equilíbrio osmótico, ou seja, estão isotônicos. O fluxo de solvente (água) entre os 2 meios (intra e extracelular) é contínuo e espontâneo, portanto as células não gastam energia para manter esse equilíbrio (a osmose é um processo natural, um transporte passivo).
Porém, se um organismo precisa manter em suas células uma concentração de sais mais alta (hipertônica) do que a do meio externo (hipotônico), as membranas celulares devem gastar energia (ATP) para manter esse desequilíbrio. Essas células efetuam, então, um transporte ativo para absorver continuamente os íons salinos do meio externo, impedindo o equilíbrio de concentrações pela osmose.

a) Seres marinhos ⇒ meio isotônico
    Seres de água doce (hipertônicos) ⇒ meio hipotônico 
b) Os seres de água doce precisam gastar energia para se manter hipertônicos em relação ao meio externo (a justificativa está na explicação acima em negrito).

Espero ter ajudado.
Perguntas similares