• Matéria: Pedagogia
  • Autor: luciaanaanap5ukxv
  • Perguntado 8 anos atrás

O direito à educação, previsto na Constituição Federal de 1988 e na LDB de 1996, só é possível ser efetivado por meio de recursos. A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, nos termos do plano nacional de educação. As leis citadas anteriomente definem a aplicação dos recursos conforme as instâncias administrativas.

Em relação a estrutura dos recursos voltados para educação, analise as alternativas e assinale a correta.








Alternativas
Alternativa 1:
A União deve aplicar 15% dos recursos arrecadados com impostos, incluindo as transferências constitucionais em educação. Estados e municípios devem aplicar pelo menos 25%.

Alternativa 2:
A União deve aplicar 10% dos recursos arrecadados com impostos, incluindo as transferências constitucionais em educação. Estados, Distrito Federal e municípios devem aplicar pelo menos 25%.

Alternativa 3:
A União deve aplicar 18% dos recursos arrecadados com impostos, incluindo as transferências constitucionais em educação. Estados, Distrito Federal e municípios devem aplicar pelo menos 20%.

Alternativa 4:
A União deve aplicar 18% dos recursos arrecadados com impostos, incluindo as transferências constitucionais em educação. Estados, Distrito Federal e municípios devem aplicar pelo menos 25%.

Alternativa 5:
A União deve aplicar 38% dos recursos arrecadados com impostos, incluindo as transferências constitucionais em educação. Estados, Distrito Federal e municípios devem aplicar pelo menos 20%.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
3
Olá,

 Alternativa 4:
A União deve aplicar 18% dos recursos arrecadados com impostos, incluindo as transferências constitucionais em educação. Estados, Distrito Federal e municípios devem aplicar pelo menos 25%. 

  Sabemos que há cada vez mais a necessidade de investimentos de recursos na educação, isso porque as famílias que são mais pobres dependem muitas das vezes até da merenda para os filhos, porque somente assim eles teriam o que comer. 

  Mas precisamos compreender principalmente de onde vêem esses investimentos para que também saibamos de onde cobrar, assim sendo temos como a resposta na alternativa 2 com o Estado investindo com 18% e 25 % dos municípios.
Perguntas similares