O período medieval desenvolveu uma forma de explicar as questões relativas à sua realidade fundamentada na retomada da leitura dos princípios da filosofia antiga, denominada escolástica. PEREIRA, Luciene Maria Pires. História Medieval. Maringá: Unicesumar, 2016. Levando-se em consideração as discussões sobre esse tema, leia as afirmações: I – A Idade Média foi considerada por intelectuais de outras épocas como um período de atraso e retrocesso no desenvolvimento cultural, devido à forte influência exercida pela religião na vida dos medievos. II – No período medieval a educação estava a cargo da Igreja e, por essa razão, o ensino era pautado na reafirmação dos dogmas religiosos. III – A retomada da leitura dos clássicos da antiguidade garantiu aos indivíduos da Idade Média a possibilidade de alargar seus conhecimentos e desenvolverem novas formas de conceber a realidade. IV – A escolástica era um método utilizado pelos mestres das escolas e primeiras universidades da Idade Média como forma de legitimar as “verdades” e ensinamentos difundidos pela Igreja Cristã. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apena. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas.
Respostas
A escolástica tem como principal nome Tomás de Aquino, essa foi uma corrente filosófica surgida a partir da ascensão da igreja católica no período medieval. Os representantes dessa corrente criavam meios de fazer filosofia a partir dos princípios da fé e da igreja. A idade média é conhecida ate hoje como a idade das trevas, isso se deve ao pouco avanço cientifico observado no período.
Na idade media o ensino era restrito a igreja e, os conhecimentos eram mais voltados a vida cristã e aos ensinamentos acerca dos dogmas da igreja. As pessoas da idade média não tinham contato com os conhecimentos produzidos pelos filósofos da antiguidade, esses conhecimentos só foram novamente difundidos na idade moderna.
Resposta: I II e IV
Explicação:
Opção 4