• Matéria: História
  • Autor: JãoKu
  • Perguntado 8 anos atrás

Lista de 10 qualidades do Papa João Paulo II.
Tem que explicar

Respostas

respondido por: Raphæla
2
Primeiro papa não italiano em mais de quatro séculos, o polonês Karol Wojtyla é lembrado por seu carisma.
Nenhum outro papa realizou tantos encontros: aproximadamente 18 milhões de peregrinos participaram de uma de suas 1.160 audiências. O pontífice visitou 125 países e realizou 982 encontros com chefes de Estado. 
O papa João Paulo 2º tomou posição nas grandes questões políticas de sua época, se reuniu com todos os grandes líderes nacionais e influenciou até mesmo a queda dos regimes comunistas da Europa Oriental. 
João Paulo 2º foi o primeiro papa a rezar em uma sinagoga; o primeiro a entrar em uma mesquita em um país islâmico; e o primeiro a presidir um encontro de líderes das maiores religiões mundiais. 
No campo moral, o papa João Paulo 2º preservou a posição conservadora da Igreja Católica, em especial com relação à condenação do homossexualismo, no elogio da castidade e na defesa da família tradicional. 
Karol Wojtyla foi consagrado papa aos 58 anos, uma idade relativamente jovem para o cargo, após uma juventude ligada aos esportes, em especial o futebol e o alpinismo. Seu vigor, no entanto, foi golpeado por um atentado e complicações de saúde ao longo de seu papado. 
Além do polonês e italiano, João Paulo II sabia falar fluentemente inglês, espanhol, francês, português, alemão, russo, ucraniano, grego e latim. Chegou a fazer pronunciamentos em quase 90 línguas.
Escreveu 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas, 46 cartas apostólicas. 
Beatificou 1.340 pessoas e canonizou mais de 450 santos.
Praticou durante muito tempo montanhismo, remo e esqui. O esqui era o seu esporte predileto e continuou praticando o esporte até quando já tinha 73 anos de idade.
Perguntas similares