• Matéria: Pedagogia
  • Autor: neydinha19p64avy
  • Perguntado 8 anos atrás

“[...] o fenômeno, ao mesmo tempo que revela (manifesta) a essência, a esconde. Trata-se daquilo a que Karel Kosik denominou ‘o mundo da pseudo-concreticidade’. Importa destruir esta ‘pseudo-concreticidade’ a fim de captar a verdadeira concreticidade. Esta é a tarefa da ciência e da filosofia.” (SAVIANI, 1980) Considerando a temática geral discutida no texto “A Filosofia na formação do educador”, de Dermeval Saviani, é correto afirmar que essa passagem se relaciona: I – Ao problema inerente a todo processo de conhecimento, pois os fenômenos, tal como se manifestam (aparência), não coincidem com aquilo que as coisas de fato são (essência). II – À importância de superar o conhecimento de senso comum (pseudo-concreticidade) para que se possa captar a “concreticidade” do mundo, isto é, sua essência, por meio da ciência e da filosofia; III – Indiretamente, à filosofia idealista de Platão para quem as sombras da caverna (mundo da pseudo-concreticidade) impediam o homem de conhecer as ideias verdadeiras (essência). IV – À necessidade de os educadores acompanharem reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos e avaliar o significado das soluções escolhidas. I, II e III. I, II, IV. I, II, III, IV. II e IV. I e II.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0
Olá!


Todas as alternativas estão corretas. 


Inicialmente, o autor aponta para o fato da introdução da filosofia junto ao homem surgir a partir do momento que ele questiona o espaço ao seu redor.

Deste modo, a reflexão se caracteriza por um aprofundamento desse problema, levando a consciência a um outro nível, o de busca pela razão.  Por isso, a ação é um exercício filosófico constante, e, com isso ele passa a ver o mundo de forma diferente, cada vez mais pautado na busca por respostas do que no senso comum cotidiano.


Até a próxima. 
Perguntas similares