A leitura do texto de François Dubet permite afirmar que: Existem diversos efeitos decorrentes da ação da escola, entre eles um conjunto de mecanismos de diferenciação interna que estruturam o sistema escolar. No interior da escola desenvolvem-se percursos atrelados ao desempenho e às escolhas dos alunos, o que leva os alunos com maiores dificuldades a serem orientados para trajetórias escolares mais desvalorizadas e mais excludentes. Os alunos mais favorecidos socialmente têm maior facilidade para desenvolver hábitos de estudos que levam ao sucesso escolar, por isso beneficiam-se do conjunto de mecanismos escolares. Assinale a alternativa verdadeira: II e III estão incorretas. II e III estão corretas. I e III estão corretas. I e II estão corretas. I e II estão incorretas.
Respostas
A resposta correta é: As afirmativas II e III são verdadeiras e a I é falsa.
François Dubet, é um sociólogo francês que luta contra o modelo escolar francês, segundo ele, esse modelo é excludente demais, e poucos alunos conseguem bons resultados com esse sistema. Dubet também fala bastante sobre a marginalização de jovens.
I – Dentro da escola existem diversos mecanismos, mas que veem de fora da escola, e diferenciam a estrutura escolar, o efeitos são decorrentes do meio externo.
II – Os alunos com maiores dificuldades são prejudicados no modelo escolar francês, onde eles são orientados a trajetórias pouco valorizadas, justamente pelas suas condições.
III – Já os alunos mais favorecidos conseguem se sobressair nesse modelo, pois se beneficiam dos mecanismos desse modelo de escola.