• Matéria: Filosofia
  • Autor: DVY075
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre o filme A sociedade dos poetas mortos. considere as questões abaixo:

1. o professor John Keating, estrelado por Robin Williams (indicado para o Oscar de melhor ator em Bom dia, Vietnã), mantinha que postura na sala de aula e como era sua relação com os alunos?

2. Estabeleça as diferenças entre o perfil do professor Keating, do perfil exigido pelo colégio.
a) Professor:
b) colégio:

3. O que desperta nos alunos o moderno método de ensino aplicado pelo professor?

4. o novo método do professor Keating foi comparado com o método heterodoxo( que não é ortodoxo, oposto aos princípios de uma religião). Você concorda? Justifique.

5. Com que significado, é mencionada no filme, a expressão. " Carpe Diem, rapazes"?

6. Na cena em que o professor sobe na mesa, por ele o faz? Que relação podemos estabelecer com a filosofia e a atitude filosófica?

7. Faça comentários sobre o filme, justificando o título.

Preciso Urgente

Respostas

respondido por: alanasantosst
27
1- Quando o professor chega nessa escola, que era fechada e tinha o ensino ortodoxo, começa a fazer com que os alunos mudem a forma de pensar.

2-A) O professor pensa diferente da educação ortodoxa(tradicional), mostrando novos ideias.

B) O colégio, em específico, é tradicional e rígido. O filme mostra uma escola onde cada aluno trás em sua raiz a busca por ser o melhor.

3- O professor resolve dar aulas em lugares não muito naturais (para aulas), e como consequência dá atividades diferentes, isso acaba chamando a atenção dos alunos, e criando laços afetivos.

4- As aulas do professor Keating, eram consideradas heterodoxias (para a época), e eu concordo com ele, pois se ele estivesse errado não teria dado certo o ensino dele, e além de tudo, ele não teria feito a diferença.

5-Carpe Diem, significa: "Colhe o dia ou aproveita o dia". O sentido dessa frase no filme, na minha opinião, era para incentivar os rapazes a aproveitarem a sua vida e não ficarem presos e escondendo seus sentimentos e vontades.

6- O professor sobe na mesa e fala para os alunos subirem com ele, e fala: "Ousem avançar e encontrar novos pontos de vistas". A atitude que ele teve foi importante, porque além de ele falar, ele mostra aos alunos que ele realmente vive o que fala. Isso é um ponto muito interessante, além de ele pensar ele tem atitude e vive o que prega.

7- A sociedade dos mortos é um filme americano de 1989. O filme trata da relação educador e aluno tendo como fundo o ensino em uma sociedade autoritária, tanto na família como na escola. O professor de poesia John Keating, é ex aluno da academia, e trás uma nova forma de ensinar. Ele se contrapõe ao sistema de ensino da época e introduz o seu ideal pedagógico. Seus métodos levam os alunos a pensarem em si, terem uma visão crítica e exporem seus sentimentos escrevendo poemas.
respondido por: marigiorgiani
9

Resposta da 1)

O professor Keating valorizava cada aluno como indivíduo, como um ser único que detém os próprios desejos e sentimentos, e que isso deveria ser respeitado.

Isso já fica claro no primeiro contato que ele tem com os alunos, pois chega na sala de aula assoviando e muito alegre e tira os alunos de lá, levando-os para um outro ambiente onde crê que o aprendizado pode ser maior.

Resposta da 2. a)

O professor Keating representava tudo que a escola não pregava.

Primeiro vale destacar que ele não era nada conservador e confrontava os ideais e princípios da Academia Welton (como veremos no próximo item).

Keating mostrou aos seus alunos que valorizava os interesses artísticos e estimulava as diversas formas de expressão da arte.

Por fim, podemos dizer que o professor estimulava também o pensamento crítico, pois sabia quão importante é que cada indivíduo analise o mundo a partir de seu ponto de vista e tire as devidas conclusões, bem como que nem sempre há certo e errado. Um dos maiores incentivos de Keating era a favor do pensamento autônomo.

Resposta da 2. b)

A postura do colégio era de tradição.

A Academia Welton era guiada por quatro princípios: Tradição, honra, disciplina e excelência. Era por meio desses princípios que o colégio formava grandes líderes da sociedade e profissionais.

Além disso, crendo que formavam os melhor indivíduos da sociedade, o colégio limitava a liberdade dos alunos. E a forma como o colégio via o mundo e se relacionava com ele era o mesmo como a sociedade levava a construção social.

Resposta da 3)

Instiga, nos alunos, o desejo por viver o momento e buscar fazer aquilo que lhes traz felicidade, mesmo que não seja necessariamente a profissão que seus pais escolheram.

Além disso, desperta o olhar de que as mudanças que a gente busca na vida só vão acontecer quando nossa mente e coração estiverem em paz e felizes.

Resposta da 4)

Sim, concordo. O estudo tem de ser independente de religião e ideologias.

Só dessa forma os alunos serão levados a pensar por si mesmos e entender suas forças e fraquezas. É, inclusive, uma forma de priorizar o debate e as individualidades como forma de desvincular a formação do indivíduo das pressões e imposições da sociedade.

E dentre esse cenário de educação sem doutrinação, os professores devem estar corretamente direcionados para deixar suas crenças fora da sala de aula. Ou seja, deve ter um discurso neutro.

Resposta da 5)

Com a expressão Carpe Diem o professor Keating instigava seus alunos a aproveitarem a vida, a se descobrirem e o que lhes faz feliz. E uma das formas de saber o que te faz feliz é experimentar e externalizar as vontade, buscar as próprias realizações e não as que os outros desejam para você.

Há, ainda, um reforço da ideia de que não adianta procurar a felicidade em um dia que não seja o hoje. Pois do futuro sabemos muito pouco.

Lembre-se que Carpe Diem é uma das características que guia as obras árcades.

Resposta da 6)

Ele o faz para mostrar aos alunos que eles devem ir além, buscar novos pontos de vista e ousar.

A relação que podemos estabelecer com a filosofia e a atitude filosófica é que ele prega o Carpe Diem e uma vida mais leve, com menos preocupações, mas ele também pratica essas atitudes. Ou seja, a prática corresponde com o discurso.

Além disso, ele instiga os alunos a lutarem por aquilo em que acreditam e a não se silenciar perante o mundo.

Resposta da 7)

"Sociedade dos poetas mortos" é um filme que também trata a relação entre professor e aluno, igualmente em uma sociedade autoritária. O professor Keating teria vivido nesse cenário e estudado no colégio dessa história, o que o levou a aprender muito sobre como não educar.

Ou seja, foi vivendo o autoritarismo que ele aprendeu que a melhor forma de educar é justamente seguir pelo caminho oposto.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/710290

Anexos:
Perguntas similares