• Matéria: Filosofia
  • Autor: Ramon2003
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Pesquisa o que é método da dúvida de descartes, o que é gênio maligno segundo ele; é como descartes resolver a questão do gênio maligno?

Respostas

respondido por: jonasquitaiski
13
Olá tudo bem?

Incapaz de levar à certeza, só oferece a dúvida. Descartes sente que precisa salvá-la. Temos de achar na filosofia princípios absolutamente corretosE descobre pela dúvida metódica. "Não posso duvidar que duvido. É certo que duvido. Se duvido, penso. Se penso, existo". Daí o seu princípio: "Penso, logo existo". E ele não foge da pergunta; por que não posso duvidar do que duvido? Porque é um princípio "claro" e "distinto".

Gênio maligno foi uma metáfora usada por Descartes, para evidenciar que nenhum pensamento por si mesmo traz garantias de corresponder a algo do mundo. O gênio maligno estaria continuamente trabalhando para criar ilusões na nossa cabeça. Com isso Descartes mostrou que somos falíveis, e que devemos ter muito cuidado ao examinar os nossos próprios pensamentos, buscando a verdade em todos os detalhes, para evitar sermos"enganados" pelo gênio maligno.

Espero ter te ajudado!


Ramon2003: Ajudou muito, mas eu preciso sabe como ele resolve a questão do gênio maligno
jonasquitaiski: Podemos ter a resolução na própria conclusão de Descartes, Ele conclui que mesmo que esse gênio maligno usasse toda a sua indústria para nos passar a perna e nos fazer pensar que o que existe não existe e vice-versa, mesmo assim alguma coisa de real nos restaria. E essa coisa - a descoberta fundamental de Descartes - é cogito: nossa capacidade de pensar.
jonasquitaiski: Logo, ainda que ele estivesse totalmente enganado. ainda assim ele seria essa coisa que pensa, essa coisa muito real que imagina, que sonha, que vê e que engana redondamente. Mesmo que tudo seja falso, a existência de algo que pensa, que duvida, que se engana, é verdadeira.
jonasquitaiski: se engana***
Perguntas similares