• Matéria: História
  • Autor: Madona30
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma vez convocada a Assembleia dos Estados Gerais poderia produzir grandes mudanças que atendessem os interesses do Terceiro Estado ? Explique .

Respostas

respondido por: jalapenoBR
24
Olá!! Tudo tranquilo? :)

Na época do rei Luís XVI, que era absolutista, a França estava passando por um período de calamidade pública, pois o país tinha contraído uma dívida tão grande que estava consumindo quase metade de todo o orçamento do reino, para piorar a situação, as colheitas estavam muito ruins, e o reino caía na miséria, aumentando os saques e assaltos por todo o território.
Foi então que o rei Luís XVI, já sem saber o que fazer, decidiu convocar a Assembléia dos Estados Gerais para que esses Estados o ajudassem a encontrar uma solução (esses estados são o Clero, a Nobreza e o Povo), cada Estado tinha direito a um voto, ou seja, eram 3 votos; porém o Clero e a Nobreza se uniam contra o Povo, e ficava 2 votos contra 1. Foi aí que o Terceiro Estado (Povo) começou a ficar muito descontente e resolveram dar início a Revolução Francesa.
Conclusão, a Assembléia dos Estados Gerais não podia atender as necessidades do Terceiro Estado, foi então que o Terceiro Estado deu início a Revolução Francesa e transformou essa Assembléia em Assembléia Nacional Constituinte.

Espero ter te ajudado :)
Bons estudos e sucesso !!!
Anexos:
Perguntas similares