Como resolvo decomposição de vetores ?
Respostas
Quando nos referimos a grandezas escalaresnão temos a necessidade de fazer uso de uma palavra específica para expressar sua medida, basta expressar a própria medida, como, por exemplo: a massa de um corpo é 2 kg, o comprimento da pista é 5 km etc. Mas quando estamos trabalhando com grandezas vetoriaisesse procedimento deixa de ser correto, pois a expressão da medida só dá uma parcela da informação, por exemplo: dizer que a força aplicada a um corpo é 4 N não indica a direção e o sentido da força.
Por esse motivo, em grandezas vetoriais, o correto é dizer: o módulo da força aplicada a um corpo é 4 N. Em outras situações que abordam grandezas vetoriais, temos que realizar a soma ou a subtração de vetores na mesma direção. Um caso bem interessante e que merece bastante atenção é a soma de grandezas vetoriais com vetores dispostos perpendicularmente entre si.
Se um módulo de um vetor é 12cm e tem um ângulo de 30° com a horizontal, para a achar as componentes do vetor, devemos fazer como na figura.
vx = |v| cos 30° → vx = 12 × cos 30° = 10,39 cm
vy = |v| sen 30° → vy = 12 × sen 30° = 6 cm
Logo v = (10,39 i + 6 j) cm
A FIGURA ESTÁ FORA DA REALIDADE DESTE VETOR, usei só para o entendimento.
E a coordenada x ser o cosseno NÃO É REGRA e a y ser a seno também NÃO É REGRA, mas, é usual de acordo com o sistema de coordenadas em 2D onde orientamos o eixo y verticalmente e o x horizontalmente.
Sin de 30 sendo 1/2 vezes 12 dando 6