• Matéria: Filosofia
  • Autor: robensonstp0f1qy
  • Perguntado 8 anos atrás

"Com o advento da república (1889), a educação passou estar presente na retórica dos homens públicos, mas sem um efeito prático. Mesmo que a Constituição de 1891 viesse a prever a alfabetização para a garantia do voto ao cidadão, a escola não conseguiu executar esta inclusão para a maioria dos brasileiros” (AGUIAR; CASTELEIRA, 2018, p. 176).

​AGUIAR, G. da C.; CASTELEIRA, R. P. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.



Considere o excerto e avalie as afirmações a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:


I. O país está envolto em concepções liberais de diversas matizes, como o evolucionismo social, o positivismo e todas as formas de liberalismo político.

II. Não se multiplicaram as instituições de ensino públicas, como idealizaram políticos e intelectuais a exemplo de Rui Barbosa.

III. Neste período de tensões, em 1890, José Verissimo (1857-1916) escreve “A educação nacional”, delineando uma reforma da educação pautada como antecessora da reforma política.


As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.

Alternativa 2:
V, F, V.

Alternativa 3:
V, F, F.

Alternativa 4:
F, V, V.

Alternativa 5:
F, F, F.

Respostas

respondido por: kacauchan
0
Olá!!

A resposta correta é a de Alternativa 1: V, V, V.

Bom, como sabemos durante a historia da educação do nosso país a escola não era uma ambiente para todas pessoas. Os que tinham a oportunidade de estudar era apenas da elite, porém com o tempo e com a mudança de governo foram criadas as instituições públicas.

Assim também é importante lembrar que durante muitos anos a educação estava relacionada com a política. Como o exemplo do período Ditatorial no nosso país que acabou influenciando muito o modelo de estudo.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas similares