O discurso é uma comunicação comum em todas as sociedades. O discurso pode acontecer em situações relacionadas ao ambiente acadêmico, profissional, político, além de outras situações de convívio social. Gêneros como resenha são típicos do universo do texto escrito, do outro lado, um debate na televisão é um exemplo de gênero oral. Porém, há gêneros que irão conviver com uma mistura de oralidade e escrita. Sua produção poderá ser escrita, mas seu objetivo é uma apresentação verbal. O discurso é um exemplo disso. O trecho do texto abaixo é a reprodução de um discurso realizado pelo presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) e dirigido aos trabalhadores de Brasília no dia da inauguração:

Assisti desde as primeiras horas a vossa chegada ao planalto; vi como pegastes no trabalho; como vos animastes, homens à procura de um destino melhor, não apenas para vós mesmos, mas também para o nosso país. Vosso idealismo animou-me a mim próprio. Falais pouco, apenas o suficiente, pois o sofrimento vos tornou sérios, graves. Não é por palavras e aplausos que manifestais o vosso agrado e o entusiasmo que vos possui: é pela ação.
Trabalhou-se aqui em três turnos, durante tôdas as horas do ciclo da terra em redor do sol. O nosso sol era a Cidade que íamos todos construindo, levantando, erguendo. Um sol já existe em nosso desejo e em nossa esperança; estava, porém, invisível quando aqui cheguei com uns poucos colaboradores, no dia dois de outubro de 1956, à grande planície vazia, onde só encontramos, como sinal de presença de homem civilizado, um cruzeiro que a Comissão Demarcadora de Fronteiras mandara erguer em sinal de sua passagem. Brasília começou nesse momento a delinear-se em nossos espíritos. Fostes, candangos, com o vosso trabalho, os operários do milagre. Quantas vêzes, em horas mortas, vos acompanhei nas vigílias noturnas — quando, para espantar o sono, se rompia o vosso hábito de silêncio e por êstes êrmos ecoava o canto que vos mantinha despertos e alerta.
O vocabulário e a variante linguística são típicos do período histórico. O texto é de difícil compreensão, considerando a diversidade cultural e social dos ouvintes. Independente da linguagem rebuscada, variante histórica, e que pode gerar dificuldade na leitura, podemos identificar que o discurso busca aproximar o palestrante do seu público. Considerando as diferenças entre a linguagem escrita e oral, desenvolva um texto dissertativo que aborde a importância em desenvolver um discurso que aproxime o palestrante do seu público.

Respostas

respondido por: winederrn
15
Oi!

Vou te ajudar nesta questão.

Abaixo, seguem as sugestões para cada parte da Redação.

Na Introdução, você pode abordar sobre os seguintes aspectos: a experiência do palestrante e a recepção do público.

Desenvolvimento
. No primeiro ponto, fale sobre os principais desafios que contribuem para o aperfeiçoamento das habilidades do profissional que lida com o público (técnicas, uso de dinâmicas, outros). No segundo ponto, fale sobre as dificuldades do orador em encontrar técnicas que podem atrair a atenção do público-alvo.

Por fim, na Conclusão, apresenta a solução para os problemas expostos. O que pode facilitar ainda mais o trabalho de um orador? Revise o seu material. :)


Até a próxima!


Perguntas similares