Elabore uma ficha sobre a Revolução Gloriosa (1688)
A) O que foi?
B) Mudanças decorrentes dessa revolução.
C) Relação entre a Revolução Gloriosa e a Revolução Industrial na Inglaterra.
Respostas
O que foi
Também conhecida como Segunda Revolução Inglesa, a Revolução Gloriosa foi um movimento revolucionário de caráter pacífico, ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1688 e 1689. Foi através desta revolução que ocorreu a troca do absolutismo monárquico pela monarquia parlamentar na Inglaterra.
Causas
- Conflitos políticos entre protestantes e católicos durante o reinado de Jaime II (1685 a 1688).
- Ações políticas de Jaime II no sentido de conseguir uma restauração do absolutismo na Inglaterra, que estava se enfraquecendo. Estas ações sofreram forte oposição dos Whigs (protestantes que defendiam o parlamentarismo).
- Questionamentos e oposição dos parlamentares ingleses aos direitos usufruídos pelos integrantes da coroa inglesa.
- União dos Whigs e Tories (conservadores protestantes) contra a sucessão de um herdeiro católico do rei Jaime II. Os protestantes não aceitavam o fortalecimento do catolicismo e a continuidade do absolutismo.
Como ocorreu
Em 1688, Guilherme de Orange, com o apoio de tropas holandesas, invadiu a Inglaterra, derrubando do trono britânico o rei Jaime II.
Coroado Guilherme III, tornou-se rei e se comprometeu a respeitar e defender a Declaração de Direitos (Bill of Rights), aprovada pelo Parlamento em 1689.
Consequências da Revolução Gloriosa
- Queda de Jaime II do trono da Inglaterra, que foi substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).
- Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.
- Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.
- Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.
- Criação da Declaração de Direitos de 1689, documento elaborado pelo Parlamento Inglês, que estabelecia a superioridade do Parlamento sobre o rei. Além disso, o documento garantiu a propriedade privada, estabeleceu limites para a cobrança de impostos, além dos direitos para os cidadãos.