"Por todos os pontos positivos da aplicação de jogos, o educador que trabalha com crianças deve aproveitar essa disposição natural que as mesmas têm por jogos e de jogar por prazer. Se bem trabalhados, estes podem ser instrumentos muito positivos e de grande utilidade no contexto escolar" (BURGO, p. 40). BURGO, Ozilia Geraldini. Metodologia da matemática. Maringá-Pr: Unicesumar, 2016. Considerando o jogo como uma estratégia metodológica no ensino da matemática, a seguir analise as informações. I. Nos jogos os alunos com dificuldade na aprendizagem podem diminuir os bloqueios em relação aos conteúdos da matemática. II. Nos jogos o aluno pode vivenciar somente uma experiência social e cultural, na aquisição de regras necessárias para o convívio no interior da sociedade. III. Nos jogos os alunos constroem conceitos matemáticos de uma maneira lúdica, proporcionando atitudes mais positivas frente aos desafios dos processos de aprendizagem. IV. Nos jogos, o ensino da Matemática auxilia só o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, porém não propiciam a interação nos diferentes processos de pensamento. É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
I. Pelo fato dos jogos se tratarem de algo que as crianças gostam, isso facilita que elas vençam barreiras e aprendam mais facilmente conceitos matemáticos. Verdadeiro.
II. Os jogos podem oferecer muito mais que uma experiência cultural e social, como por exemplo o aprendizado. Incorreto.
III. Brincando, os alunos podem aprender e entender melhor, uma vez que assimilam os conceitos a coisas divertidas. Verdadeiro.
IV. Os jogos ajudam as pessoas em diversos processos de pensamento. Incorreto.
Portanto, as afirmações corretas são: I e III.
Alternativa correta: 2.
Resposta:
Apenas a I e a III estão corretas.
Explicação passo-a-passo:
"Os jogos no ensino da Matemática estimulam não só o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, como também propiciam a interação e o confronto entre diferentes formas de pensar. O jogo permite ao aluno vivenciar uma experiência com características sociais e culturais, provocando a descentração, a aquisição de regras, a expressão do imaginário e a apropriação de conhecimentos, além da autonomia e iniciativa. "
Com essa explicação que se encontra na página 41 do livro podemos perceber que a alternativa II está incorreta quando diz "...somente uma experiência social e cultural..." e a IV incorreta quando diz "...só o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático...", pois a realidade é que quando um jogo é proposto envolve muitos aspectos, tanto relacionado a matemática, quanto ao social e ao português entre outras coisas.