“Há muitos casos de concordância verbal, mas as pessoas normalmente não utilizam uma grande parte deles em seu dia a dia”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 7, pp. 320
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Quando o sujeito é representado pelo pronome relativo "quem", o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Exemplo: “Ana é quem fez o jantar”
II – Quando o sentido da frase for de inclusão, e formados por dois núcleos unidos por "ou", o verbo ficará sempre no singular, em qualquer pessoa.
III – O verbo ficará na terceira pessoa do singular, se o sujeito for representado por um título de obra. Exemplo: “Os Maias belíssima obra de Eça de Queiroz, transformou-se em minissérie de TV há alguns anos”.
IV – A frase “Pedro ou Paulo será o novo presidente da empresa” está errada. Quando a frase apresentar sentido de exclusão, o verbo ficará obrigatoriamente no plural, em qualquer pessoa.
Respostas
respondido por:
71
Olá!
Podemos afirmar que a primeira afirmativa está correta. O uso do "quem" é o correto quando o sujeito tratado estiver em terceira pessoa. Além disso, a terceira afirmativa está correta porque ainda que o título da obra tenha palavras no plural, estamos tratando de apenas uma construção, isto é, de apenas um livro ou reprodução artística. Logo, deve permanecer no singular.
Portanto, podemos afirmar que as primeira e terceira afirmativas estão corretamente colocadas, logo, são verdadeiras.
respondido por:
6
Resposta:
I e III
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás