• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vanessacristinaaa
  • Perguntado 7 anos atrás

O pensamento liberal fomentou grandes transformações nas relações sociais, políticas e econômicas, tais como a Revolução Francesa (1789) e a Industrial (1820) na Europa, e o movimento de independência americana, em 1776. Todos esses movimentos tiveram como princípio iluminista a igualdade, a fraternidade e a liberdade.

Esses mesmos ideais foram defendidos no Brasil, em meados do século XIX, por Rui Barbosa. Contudo, apesar dos seus esforços, o liberalismo no Brasil só se efetivou no século XX. Assim, podemos citar como obstáculos ou dificuldades de se introduzir o pensamento liberal no Brasil no século XIX os seguintes fatos:


a) a falta de conhecimento sobre os ideais do pensamento liberal no Brasil e por se tratar de uma sociedade jovem que ainda não nutria os ideais de liberdade e igualdade.


b) a filosofia socialista defendida por Karl Marx na Europa e que foi muito bem aceita no Brasil, além da formação de uma nova categoria social surgida no país com a vinda dos imigrantes da Europa.


c) com a libertação dos negros escravos no Brasil, uma nova camada social estava surgindo, dificultando, assim, qualquer possibilidade de instituir um pensamento mais elaborado e progressista no país.


d) o modelo de governo adotado no Brasil republicano (século XIX) era liberalista, porém defendia ainda as diferenças de classes sociais, além da instituição de direitos divergentes entre ricos e pobres.


e) a cultura conservadora e escravocrata no país, que queria manter as mesmas estruturas do passado.

Respostas

respondido por: rosileneferreip9xaq4
2
A resposta é letra: e
Perguntas similares