• Matéria: Biologia
  • Autor: izaafernands
  • Perguntado 8 anos atrás

Rubem Alves, em seu texto: ‘O que é Científico’, traz uma série de metáforas para responder a essa pergunta, título de sua obra, inclusive. Faça a leitura de seu primeiro capítulo e 1º - Reconte a história com suas palavras, explicando, nitidamente ao final à pergunta: O que é científico?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
77
Neste capítulo Rubem Alves narra um encontro que teve com um amigo seu, que estava triste pois seu livro não era aceito pela comunidade científica por não ser científico. Para ilustrar para este amigo o que "científico" queria dizer, pois o amigo não entendia, Rubem Alves narra uma estória fantástica:

Em uma vila existe um rio, e neste rio as pessoas acreditam que existem peixes. Tentam várias fórmulas mágicas para capturar estes peixes, mas nunca conseguem, até que alguém inventa uma rede e pesca um peixe.

O inventor desta rede se torna socialmente destacado na comunidade, pois ele é capaz de prover um serviço bem importante para aquelas pessoas - pescar - e outros passam a imitar os seus modos e a fazer redes também.

Com o tempo, os fazedores de rede formam uma comunidade entre eles e passam a se interessar apenas por isso, se aproveitando de sua elevada posição social e rejeitando tudo o que não tinha a ver com peixes e que não podia ser pego com as suas redes.

Rubem Alves conclui, assim, com uma metáfora, afirmando que científico são as coisas que a ciência é capaz de explicar com as suas teorias, e o fato de a ciência não poder explicar algumas outras coisas não faz dessas coisas menos reais, apenas não são científicas.
respondido por: suelendossantossds9
0

Resposta:

nesse primeiro capítulo o autor Rubem Alves tem um encontro com um amigo, que estava chateado pois seu livro não era aceito pelos outros por não ser científico. O autor então narra a esse amigo uma história como o intuito de esclarecer o que era científico

existe um rio em uma aldeia, que as pessoas acreditam que existem peixes, elas tentam de vários jeitos capturar os peixes, até que alguém inventa uma rede e assim pesca os peixes. O inventor dessa rede é responsável de fazer serviços importantes para aquelas pessoas, a pesca. E logo em seguida outras pessoas começam a imitar seu modo de fazer redes

com o tempo, os fazedores de rede formam um grupo entre eles que passam a se interessar somente por isso, se aproveitando de sua elevada posição social, ignorando tudo o que não tinha relação com peixe e que não podia ser pego com as suas redes.

o autor Rubem Alves então conclui com uma metáfora afirmando, que científico são coisas que a ciência consegue explicar com suas teorias, e outras coisas que não podem ser explicadas não deixam de ser reais, serão apenas não científicos

Explicação:

Perguntas similares